Menu
Deficiência Auditiva / Surdos Que Ouvem

Como ajudar seu filho a responder perguntas sobre a sua deficiência auditiva

A deficiência auditiva não é algo que deva ser escondido e muito menos motivo de vergonha. Os pais de crianças surdas precisam ensiná-las, desde cedo, sobre as perguntas que as pessoas farão a respeito da sua surdez. É questão de franqueza, de honestidade e de dar as ferramentas que suas crianças precisam para que lidem com os desafios da vida da melhor maneira.

A partir do momento que uma criança entra na escola ela invariavelmente irá se deparar com perguntas, tanto de outras crianças quanto de adultos. É assim mesmo, e não há nada de errado com isso. Afinal, as pessoas fazem perguntas umas às outras o tempo todo. Especialmente as crianças, que são curiosas por natureza!

Perguntas que o seu filho precisa ser capaz de responder sobre a DEFICIÊNCIA AUDITIVA

  • O que é isso no seu ouvido?
  • Por que você não escuta (bem)?
  • Qual é o grau da sua surdez?
  • Qual é o tipo da sua surdez?
  • Você vai precisar usar esse aparelho para sempre?
  • O que você escuta com o aparelho?
  • O que acontece se você tira o aparelho?
  • Por que a sua voz é diferente?
  • Se você está de aparelho, por que não me ouviu?
  • Por que o seu aparelho não pode entrar na água?
  • Por que você precisa de acessibilidade se usa aparelho?
  • Por que você pede para a gente repetir o que falou?
  • Por que você usa (ou não usa) língua de sinais?

A idade da criança surda

Dependendo da idade do seu filho, ele já é capaz de compreender algumas informações sobre a surdez.

O meu filho já sabia que a mamãe não conseguia ouvir sem o implante coclear aos 2 anos. Aqui em casa, esse compartilhamento de informações começou bem cedo.

Assim que Lucas começou a falar eu comecei a explicar para ela todos os detalhes possíveis sobre a minha deficiência auditiva, numa linguagem bem simples que tornava possível o seu entendimento.

A única coisa que você NÃO deve fazer é deixar de tocar nesse assunto com o seu filho. A surdez é uma característica dele, e ele não pode ser privado do acesso a essas informações. Quanto antes, melhor e mais fácil o aprendizado.

Lembre-se: as crianças aprendem através do exemplo. Se o seu filho aprender em casa que a surdez é um tabu, motivo de vergonha ou deve ser escondida, é isso que ele vai levar para o resto da vida. E essa é a última coisa que ele precisa.

Outras coisas que você deve ensinar ao seu filho surdo

Sabemos como as tecnologias auditivas são caras e necessitam de cuidado frequente.

Por isso, você deve ensinar a sua criança desde muito cedo a cuidar dos seus aparelhos auditivos ou implantes cocleares. Ele precisa saber que não pode tirá-los e colocá-los em qualquer lugar, que não devem ser usados para brincar, que não devem ser deixados perto do cachorro, que não podem ser colocados na água, e por aí vai.

Seu filho precisa ser responsável pelas suas próteses o mais cedo possível. Ensine-o a colocá-las no desumidificador. A avisar quando a bateria der o aviso de que está chegando ao fim.

Ele também precisa ser capaz de explicar aos professores e cuidadores a respeito dos cuidados necessários com as próteses auditivas. E deve ser ensinado sobre como não colocá-las em risco desnecessariamente.

A criança precisa ser ensinada que todas as pessoas – inclusive as que não têm perda auditiva – sentem dificuldade para entender o que é dito em ambientes barulhentos. Caso contrário, vai pensar que isso é exclusividade de pessoas surdas, o que está longe de ser verdade.

Converse e explique que não há nada de errado em pedir para repetir o que ele não entendeu. Explique também que ele não precisa ter vergonha alguma de tentar se comunicar, da forma que for.

Como ensinar sobre capacitismo?

Para ensinar sobre capacitismo ao seu filho surdo, você deve estudar o assunto e estar em contato com pais que estão há mais tempo do que você nessa jornada. Acompanhar adultos que foram crianças com deficiência auditiva também pode fazer toda a diferença na sua jornada.

Seu filho não é “anjo”, “herói”, “exemplo de superação”, “ser iluminado enviado pelos céus” ou “criança especial”. Ele é apenas uma criança que, por acaso, não escuta ou escuta mal.

Muito cuidado com expressões e piadas capacitistas. Ouça o que pessoas com deficiência têm a dizer sobre o assunto. Acompanhe pessoas que são referência no tema. “Nada sobre nós sem nós” é o lema do movimento global das pessoas com deficiência.

E a escola da criança surda?

É muito bom quando a família se envolve com a comunidade escolar. Que tal marcar o Dia Mundial da Audição com uma palestra sobre saúde auditiva, dada por você para outros pais ou pelo seu filho para os coleguinhas? A autoadvocacia salva vidas!

Os professores e diretores devem ser conscientizados sobre acessibilidade – não apenas para alunos surdos – e devem aprender sobre capacitismo.

Ensine sua criança a lembrar os demais quando eles esquecem que há uma pessoa surda na sala. Ensine que ele tem direito a acessibilidade na sala de aula. Ensine a se posicionar quando for vítima de algum tipo de capacitismo ou bullying.

Não faça da surdez da criança um tabu

A conversa franca e o acesso à informação sem frescura desde sempre fazem a diferença no futuro do seu filho. Ensine-o sobre quem ele é, do que ele precisa para ouvir melhor e como a surdez funciona. O resto, ele será capaz de enfrentar sozinho!

DICA Importante: organizei aqui todos os produtos para surdos que uso e recomendo, de pilhas para aparelho auditivo até relógio despertador vibratório e desumidificador para implante coclear e aparelho auditivo.

Converse com pessoas que usam aparelhos auditivos de marcas como Phonak, Oticon, Resound, Widex, Signia, Rexton, Argosy, Starkey e Unitron no Clube dos Surdos Que Ouvem. E assista essas aulas ANTES de comprar um aparelho auditivo para conhecer todos os segredos da indústria da audição e não ser feito de bobo.

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Criei uma série de aulas rápidas que reúnem tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS e os SEGREDOS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando aparelho de audição com você.  Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

#surdez #surdos #surdosqueouvem #otosclerose #aparelhoauditivo #implantecoclear #deficienciaauditiva #zumbido #zumbidonoouvido

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    × Como posso te ajudar?