Se você acaba de descobrir que precisa usar aparelho auditivo, e é novato no assunto, fique tranquilo. O Crônicas da Surdez é o melhor lugar para buscar informações sobre surdez e aparelhos de audição direto na fonte – com pessoas que também usam aparelhos auditivos. Este guia sobre aparelhos auditivos para novatos vai te ensinar a não cair em nenhum golpe – seja comprar aparelhos auditivos falsos ou ceder às técnicas de vendas mais manjadas que existem na indústria da audição.
Além das centenas de posts com conteúdo de qualidade gratuito que disponibilizamos aqui, também temos um grupo com 20.000 pessoas com deficiência auditiva que são usuárias de aparelho auditivo ou de implante coclear. Nosso objetivo é o de colocar surdos que ouvem – ou que querem voltar a ouvir – em contato direto uns com os outros, para que compartilhem vivências, experiências, dicas e informações.
Este post é um Guia rápido com todas as informações práticas sobre Aparelho Auditivo para aqueles que são novatos no assunto. A surdez pode ser um assunto bem complexo, e buscamos simplificar ao máximo a linguagem usada aqui para que todos possam compreender e tirar suas dúvidas.
Vamos começar?
Médico otorrino especialista em surdez
A sua jornada deve começar por um médico otorrino especializado em surdez. Apenas um profissional da otorrinolaringologia com vasta experiência clínica e cirúrgica em surdez e cirurgias da audição é capaz de te orientar da melhor forma se você tem perda auditiva. Peça indicação de otorrinos de confiança para mais de 20.000 pessoas com deficiência auditiva no Clube dos Surdos Que Ouvem antes de marcar a sua consulta.
O que é um Aparelho Auditivo?
Aparelho auditivo é um recurso utilizado para ajudar pessoas que possuem algum grau de surdez (deficiência auditiva). Ele não é um ouvido novo, mas sim uma ajuda para ouvir melhor. Portanto, é importante conversar com pessoas que usam aparelho auditivo para compreender melhor como é a adaptação e quais expectativas você deve ter quanto ao uso.
Para que serve um Aparelho Auditivo?
O aparelho auditivo serve para amplificar os sons que chegam até o ouvido que possui algum grau de surdez. Com o seu uso, o paciente passa a ouvir melhor e a se comunicar melhor em todas as situações.
Como funciona um Aparelho Auditivo?
O aparelho auditivo possui três partes: microfone, amplificador e receptor. O som externo é captado pelo microfone pelo receptor, e enviado ao amplificador.
Qual é o preço de um Aparelho Auditivo?
Essa é uma informação dificílima de conseguir. Por isso, o Crônicas da Surdez publica, de tempos em tempos, uma pesquisa com os membros do Grupo Surdos Que Ouvem que acabaram de comprar aparelho auditivo. Para ter acesso à ultima pesquisa que fizemos, leia o post Preço de Aparelho Auditivo em 2024.
Descobrir diretamente com outras pessoas que usam aparelho auditivo quanto elas pagaram pelos seus é outro ótimo motivo para se tornar membro do CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM.
Qual é a melhor marca de Aparelho Auditivo?
Temos um post que fala sobre Qual a melhor marca de aparelho auditivo que existe – e já adianto, de antemão, que NÃO existe “a melhor” marca. Todas tem prós e contras e tecnologia avançada. Você precisará fazer pesquisas e testes por conta própria.
Temos uma ferramenta poderosa para lhe ajudar nessa busca: o Grupo Surdos Que Ouvem no Facebook. São quase 21.000 pessoas com deficiência auditiva, usuárias de aparelho auditivo e implante coclear, a postos para compartilhar informações, dicas, locais e profissionais de confiança, etc.
O que devo saber antes de comprar aparelho auditivo?
A melhor dica que podemos dar é que, antes de comprar um aparelho auditivo, você converse com pessoas que já usam aparelhos auditivos. O Grupo Surdos Que Ouvem é perfeito para isso. Conhecendo as experiências de outros usuários de aparelho auditivo, você evita cometer os mesmos erros e aprende com eles.
Teste SEMPRE pelo menos três modelos e marcas de aparelho auditivo antes de fechar negócio. O pior erro que você pode cometer é querer resolver essa questão a jato e testar apenas um aparelho em um local. Caso faça isso, não vai adiantar se arrepender depois.
Qual é o melhor Aparelho Auditivo?
O melhor aparelho auditivo para uma pessoa pode ser o pior aparelho auditivo para você. Não se deixe levar por técnicas de marketing que vão lhe fazer acreditar que apenas o mais caro é o que é indicado para a sua surdez. Não é assim que funciona. Infelizmente, a indústria da audição está cheia de pessoas que só pensam em vendas, quando, na verdade, as necessidades do paciente devem vir em primeiro lugar.
Preocupe-se em conseguir o melhor fonoaudiólogo que puder, de extrema confiança, em vez de preocupar-se em comprar o melhor aparelho auditivo do mundo. É esse profissional que vai ser a peça-chave na sua jornada para voltar a ouvir melhor. Peça indicação de fonoaudiólogo a outros usuários.
O melhor para você nem sempre é o mais caro, o menor, o mais discreto. De novo: é fundamental conversar com outros usuários de aparelhos auditivos e tirar todas as suas dúvidas, além de pedir dicas e ouvir a voz da experiência.
Como escolher e comprar um Aparelho Auditivo?
Após o diagnóstico de perda auditiva (surdez) feito por um médico otorrino, o próximo passo é buscar um fonoaudiólogo. Ele é o profissional capacitado para escolher um aparelho auditivo adequado ao seu caso.
Muitos fatores são levados em consideração: tipo e grau de surdez, idade do paciente, estilo de vida, condições financeiras, saúde do ouvido (cera, otites, etc), familiaridade com tecnologias mais avançadas, etc.
Como conseguir Aparelho Auditivo pelo SUS?
Também temos um post que ensina como conseguir aparelho auditivo gratuito pelo SUS. Basta seguir os passos que informamos no post para conseguir o seu.
Além disso, não deixe de ler o post “Aparelho Auditivo do SUS é bom ou ruim?” pois nele colocamos fotos recentes de pessoas que receberam seus aparelhos auditivos através do SUS. Desse modo, acabamos de vez com o mito de que o SUS não fornece bons aparelhos auditivos.
Existe Aparelho Auditivo para melhorar o zumbido?
Algumas pessoas que usam aparelho auditivo relatam sentir melhora no zumbido enquanto estão usando-os. Quando falamos de surdez e de aparelho auditivo é fundamental entender que cada caso é um caso, pois a surdez é como uma impressão digital.
Existe aparelho auditivo com tecnologia de geração de “ruído branco”, que são sons como sons da natureza e outros, que fazem com que o cérebro mude o foco da sua atenção. Desse modo, o paciente sente alívio temporário na percepção do seu zumbido, pois está prestando atenção a outro som.
É importante ressaltar que um aparelho auditivo não tem o poder de “curar” o zumbido.
Quais são os tipos de Aparelho Auditivo?
Existe aparelho auditivo que fica atrás da orelha e aparelho auditivo que fica dentro da orelha (conduto auditivo). O fonoaudiólogo é o profissional que vai descobrir qual tipo é o mais indicado para o seu caso de surdez.
- BTE
É um tipo de aparelho auditivo posicionado e adaptado atrás do pavilhão da orelha – muito conhecido como retroauricular. Há a versão mini do BTE.
Aparelho auditivo retroauricular é extremamente funcional e possui muitas vantagens, como: captam muito bem o som, facilidade de se fazer ajustes, facilidade de manuseio pelos idosos e excelente custo-benefício.
- RITE, RIC e RIE
Nomes distintos para o mesmo tipo de aparelho auditivo que fica atrás da orelha, como o BTE, porém com receptor adaptado dentro da orelha (conduto auditivo).
Aparelho Auditivo microcanal (CIC)
Esse aparelho auditivo fica 100% dentro do conduto auditivo. Você fará um molde do seu ouvido (conduto auditivo) para usar esse aparelho auditivo.
Aparelho Auditivo intracanal (ITC)
Esse aparelho auditivo também precisa de molde e ocupa uma pequena parte do seu ouvido.
Aparelho Auditivo intra-auricular (ITE)
Esse aparelho auditivo também precisa de molde e ocupa toda a orelha.
Existe Aparelho Auditivo para Surdez Unilateral?
Existe aparelho auditivo para o caso de surdez unilateral – além de outros tratamentos, por isso, é fundamental consultar um médico otorrino especialista em surdez.
O som é captado por um microfone do lado da orelha surda e é transmitido para a outra orelha, que também tem um aparelho auditivo.
Para aqueles que têm perda auditiva completa em uma orelha, mas audição normal na outra, o sinal é simplesmente transmitido de um dispositivo para o outro. Se houver perda de audição na outra orelha, os sinais de ambos os lados são tratados para permitir a melhor audição possível.
Mais perguntas sobre Aparelhos Auditivos?
Se você tiver deficiência auditiva, for pai ou mãe ou cônjuge de alguém que tenha, você pode se tornar membro do Grupo Surdos Que Ouvem. E lá, tirar todas as suas dúvidas com outras pessoas que usam aparelho auditivo.
CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!
A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.
São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).
MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:
- Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
- Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
- Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
- Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
- Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
- Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
- Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
- Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança
Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.
Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO
Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.
Mas VOCÊ não precisa passar por isso.
Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você. Torne-se aluno AQUI.
O que você tem que saber ANTES de comprar um APARELHO AUDITIVO para não cometer ERROS:
Aqui estão as aulas que você vai assistir para comprar o seu aparelho de audição com segurança:
CURSOS SURDOS QUE OUVEM
2 Comments
Review de aparelho auditivo: como saber em qual confiar
18/10/2021 at 13:28[…] de aparelho auditivo é algo super comum nos Estados Unidos e outros países, mas algo ainda não feito e praticamente […]
Planos de saúde que cobrem aparelho auditivo - Crônicas da Surdez
15/10/2021 at 15:36[…] planos de saúde não são obrigados por lei a cobrir os custos com aparelho auditivo pois a Agência Nacional de Saúde não obriga as operadoras dos planos de saúde a fazer isso. […]