Menu
Histórias dos Leitores / Implante Coclear

Irmãos cocleares: a história de uma dupla muito especial

‘Meu nome é Fernanda, tenho 34 anos, nasci e morei praticamente minha vida em São Paulo, mas há um ano, moro em Angra dos Reis. Fiz Engenharia de Materiais, cheguei a exercer, mas hoje leciono matemática. Trabalhei 4 anos dando aula na Fundação Casa , amo trabalhar com projetos e trabalho social.Tenho 2 filhos campeões!

Em março de 2010, tive o meu primeiro filho, o Pedro, nasceu de 35 semanas devido a hipertensão gravídica, ficou 10 dias na UTI Neonatal, mas bem, o procedimento foi só para amadurecer seus pulmões, não tomou nenhuma medicação. O penúltimo dia antes da sua alta, fizemos Emissões Otoacústicas (Teste da Orelhinha) e BERA, ambos com ausência e não demorou muito para sair o diagnostico de Surdez Profunda Bilateral. Nossa primeira fono foi a Michele Vargas Garcia, hoje professora da Universidade Federal de Santa Maria, RS, um anjo em nossas vidas, ela nos indicou a Marianni Moreira Costa fono que oralizaria o Pedro.

 

ensaionewborn_joao-17ensaionewborn_joao-35mg_2694dscn3186img_0095

 

Desde 4 meses, Pedro usou AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual) e nesta altura fazia sessões de fono 1 vez por semana. Teve resposta, mas não suficiente para aquisição da fala. Entramos de cabeça na oralização do Pedro e quando ele completou 1 ano e 1 mês fez sua cirurgia de Implante Coclear Bilateral, com Dr. Arthur Menino Castilho, excelente médico. Após ativação, Pedro começou a fazer fono 2 vezes por semana com nossa parceira Mari.  Pedro respondeu sempre muito bem com 3 meses de ativado balbuciava mamamamá e com 6 meses falou áua (água), sua primeira palavra. A família SEMPRE aproveitou todas as pistas que Pedro demonstrava e o cotidiano para contextualizar o mundo para Pedro.

Pedro hoje fala (pelos cotovelos), manda muito bem na escola, é um super cantor e compreende plenamente o mundo. A Mari parceira fono, virou nossa GRANDE amiga!!! Neste ano tive a minha segunda benção, em junho, o João, amo muito ser mãe! João também falhou nos testes e estamos correndo para tratar o pequeno.  João já usa AASI e vai me dar o prazer do recomeço, de me emocionar e comemorar com muito mais emoção cada evolução, sim porque SEMPRE me alegrou muito isso!! João fará fono no Rio de janeiro, a 170 Km de Angra dos Reis, com a fono Monique Feria da equipe da Dra. Valderez. Moramos em frente ao mar e esse será o cenário das nossas estimulações.

 

Captura de tela inteira 02102014 100440.bmp

 

Criei um blog que conta nossa trajetória e vem me ajudando muito HTTP://www.irmaoscocleares.wordpress.com

A surdez me trouxe uma forma linda de ver o mundo e curtir cada cantinho dos meus filhos. Sou uma mãe duplamente presenteada! Fiz um vídeo que gostaria que vocês assistissem – CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR.

Durante o vídeo, o vento atrapalhou a minha fala em duas partes, na primeira interferência eu quis dizer:

Eu aprendi o que é escutar, eu aprendi o que é ouvir, dei muito mais valor pra isso acabei dando muito mais valor para as outras coisas…
E na segunda interferência:
O Pedro ficou um menino muito mais organizado pelo processo de surdez. pois na fono tinha que brincar e guardar o brinquedo, mexeu com tudo a surdez, na organização, educação …
Resolvi esclarecer assim e não regravar o vídeo, pois quero que o sentimento seja passado da forma que veio a minha cabeça, de como realmente eu encaro e penso. Priorizei o sentimento e não uma fala ensaiada! Contem comigo SEMPRE, coração de mãe é igual ou bem parecido, somos todas apaixonadas pelos filhotes e o amor é UNIVERSAL!’
About Author

Moro no Rio de Janeiro e tenho 39 anos. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Sou autora dos Crônicas da Surdez e Novas Crônicas da Surdez.

8 Comments

  • Dejanira
    22/10/2014 at 12:37 am

    Olá Fernanda!

    Sou mãe do Davi de 7 meses que tem uma perca auditiva bilateral severa, estou um pouco assustada por que não sei direito como vai ser o desenrolar do tratamento, a sua história é linda e obrigada por dividir e passar essa força.

    Reply
  • Gi
    08/10/2014 at 11:19 pm

    Olá, Fernanda!
    Quero lhe dar os parabéns pela história de vida vencedora que existe em sua família.
    Já tinha ouvido que com amor, nada é impossível e tudo se supera!
    Felicidades! Um forte abraço

    Reply
  • Rui
    07/10/2014 at 3:05 pm

    Ola.. Estoria real mt linda e de partelhar .. sou pai de um menino chamado Tomás tb implantado tem 6 anos começou a escolinha este ano o desenvolvimento dele e um maximo e sim a gente liga as minimas coisas em k eles evoluem.. a vida e o meu filho ensinou-me mt coisa .. parabems

    Reply
  • Susana
    07/10/2014 at 2:27 pm

    Olá,

    Estou a passar pela mesma situação com a minha primeira filha que em principio será implantada ainda este mes…Adorei tudo o que li e ouvi 🙂
    Condordo plenamente quando diz que ninguém é coitadinho…

    Obrigada pela força que transmite…TUDO DE BOM 🙂

    Reply
  • Jo Santos
    07/10/2014 at 1:19 pm

    Fê sua linda, fico orgulhosa demais por você ser essa mãe, mulher incrível, nos conhecemos a muitos anos e o tempo passa e reforça a minha admiração, mesmo não estando por perto penso sempre em ti com carinho e feliz com o grande amor de sua união , parabéns guerreira.

    Reply
  • dijane Maria S. Ramos
    07/10/2014 at 11:16 am

    Quanta emoção! Realmente a Fernanda nos passa a surdez com uma leveza….obrigada por compartilhar sua linda história.Sou mãe de uma linda implantada de 24 anos. bjs

    Reply
  • Sabine Schaade
    07/10/2014 at 9:30 am

    Tive o prazer de conviver com essa família por 1 ano e meio através do Espaço Escuta e o que eu falar aqui é pouco para resumir o que é a Fernanda e o Vico.
    Família linda que lá nós brincávamos que ela era o nosso lado zen porque é assim que ela é.
    Tudo com leveza e com uma baita sabedoria que eu muito admiro.

    Quando ela me contou do João eu chorei e sei a decepcionei porque a última coisa que ela esperava de mim era um choro! Ela sabe que estou em uma fase sensível. Rs

    Mas conhecendo essa minha amiga como eu conheço, sei que ela passará por toda essa jornada novamente serenamente e com muita força.

    E o Blog Irmãos Clocleares será mais uma ferramenta que ajudará muitas famílias!

    Parabéns Fe, parabéns Paula por publicar essa história linda!
    Beijos
    Sabine

    Reply
  • Ines Martins
    07/10/2014 at 9:15 am

    Que linda sua família! Que lição de vida que dá a todos nós! Poderia ser uma mãe amarga e revoltada mas escolheu o caminho do Amor. Parabéns! Bjs

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Iniciar conversa
Marque a sua consulta na Clínica Sonora