Menu
Aparelhos Auditivos / Crônicas da Surdez

O ganho auditivo com o Pure Carat

Chegou a hora de entender o que o Pure Carat faz por mim. Abaixo estão as minhas últimas audiometrias (em vermelho, ouvido direito; em azul, ouvido esquerdo). Elas mostram o que eu escuto sem aparelhos auditivos. Tá feia a coisa, hein? Rsrsrsrsrs!!

Pedi para a fonoaudióloga Talyta Torres, da Siemens, explicar direitinho sobre o meu ganho auditivo com o Pure Carat – eu sou péssima com explicações técnicas. 🙂

“Esse (abaixo) é o quadro conhecido como Audiograma de Sons Familiares. Trata-se do mesmo quadro utilizado para medição da audição (Audiometria) com o acréscimo das figuras dos sons que mais comumente ouvimos. Os fonoaudiólogos têm o hábito de utilizá-lo para mostrar ao paciente quais são os sons afetados pela sua perda auditiva. Assim fica muito mais fácil e claro para o paciente entender o resultado de seu exame audiométrico e os efeitos da sua perda auditiva no dia-a-dia.

Para exemplificar, montamos um quadro com os resultados obtidos com e sem o uso do Pure Carat. Abaixo, vemos claramente a quantidade de ganho fornecido pelo Pure Carat para a Paula.

Para entender melhor esse quadro, comecemos por entender quanto a Paula é capaz de ouvir sem o aparelho. Localize os símbolos e no quadro. Eles simbolizam a menor intensidade que a Paula consegue ouvir nas frequências de 500, 1k, 2k, 3k e 4kHz sem o uso do Pure Carat. Tecnicamente, chamamos eles de limiares auditivos. No caso da Paula, eles estão em torno de 80 dB, indicando uma perda auditiva de grau severo. Por conta disso, todos os sons abaixo, ou de menor intensidade que 80dB, a Paula tem dificuldade para escutar, como por exemplo um bebê chorando, uma pessoa sussurrando, os fonemas da fala localizados na área cinza, que estão no quadro.

Com o uso do Pure Carat, o limiar auditivo que antes estava em torno de 80dB diminui para 40 a 50 dB, conforme os símbolos e no quadro. Desta forma, ela agora é capaz de ouvir alguns fonemas da fala e o bebê chorando, o que antes não era possível.

Essa medição é chamada de ganho funcional com o objetivo de saber quantitativamente o ganho que o aparelho é capaz de fornecer ao paciente.”

MINHA OPINIÃO

Como eu já disse, tô completamente apaixonada pelo Carat. Até os choros baixinhos do meu cachorrinho eu estou conseguindo ouvir. E fiquei sabendo que ele não precisa de colar de indução magnética quando eu for em lugares que tenham hearing loop, basta ativar pelo Tek/miniTek o programa hearing loop e pronto. Achei mega prático!!! A minha maior felicidade com ele é como eu ouço a minha voz agora, de um jeito bem mais claro e mais alto que com o Motion eu não ouvia. Tanto que ultimamente ando até assobiando (ou é assoviando?), coisa que nunca fiz. Ouvir música pelo iPod e iPad também está melhor!! A sensação que o Carat me dá é que saí do térreo e fui parar no décimo andar (sou louca??).

Pela primeira vez não sinto vontade de tirar um aparelho auditivo nem pra dormir – mas não tem como, tem que tirar porque machuca e faz microfonia com a cabeça no travesseiro. Os fiozinhos compridos deram certo e ele não me machuca mais, só estou com um probleminha: como usar esse tipo de AASI e óculos ao mesmo tempo? Não estou conseguindo fazer isso, me incomoda demais e fico com medo de estragar os aparelhos também. Alguém ajuda?? Hoje é dia de ir na fono pra tentar acertar o lance de como atender o telefone com o Carat, porque em casa o telefone é sem fio e a bobina telefônica (você só encosta o telefone perto da orelha e pode atender) só funciona em telefones convencionais.

Temos que acertar pra atender o telefone via bluetooth também, e assim eu posso voltar a ficar ligando pros 0800 da vida e tentar entender o que dizem as gravações, rsrsrsrs! A parte que vai atrás da orelha é tão, mas tão leve, que eu nem sinto que estou de AASI. Mas apesar de todas as inovações tecnológicas e possibilidades que esse aparelho me oferece, a melhor parte é ouvir quase como se fosse a minha audição normal, de tão limpo e bom que é o som!

Quem mais está experimentando o Carat pra ver se gosta?

About Author

Moro no Rio de Janeiro e tenho 39 anos. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Sou autora dos Crônicas da Surdez e Novas Crônicas da Surdez.

41 Comments

  • Michele Nunes
    03/08/2016 at 3:07 pm

    Boa tarde, Paula

    Meu nome é Michele sou surda ( rubeola ) a mora em SP e ,gostaria de saber o autometria -orelha direto 75% e 80 % a qual modelo aparelho auditivo ( tecnologica ) a boa qualidade ? Quantos valor ?

    Reply
  • José
    04/03/2015 at 10:43 am

    Bom dia Paula

    Parabéns pelo seu blog. Tenho deficiência auditiva severa auditiva no ouvido direito, uso aparelho auditivo há anos, passei por vários modelos e o último foi o prisma 2 p da siemens que era muito bom. Esse modelo pelo que informaram saiu fora de linha, não tem peças de reposição, o qual está com defeito (com microfonia). A fonoaudióloga sugeriu fazer o teste com o Pure Carat 501. Há dois dias estou que estou experimentando, porém as minhas primeiras impressões é que escuto o barulho de um motorzinho junto com outros sons, ou até quando não estou ouvindo algum barulho esse motorzinho vem do nada e a sensação som abafado. Comuniquei a fonoaudióloga, ela disse que pode levar 6 meses para adaptar. Enquanto tinha o prisma, os primeiros dias a adaptação foi rápida. Gostaria de saber se alguém tem caso parecido como o meu e o que sentiram em relação a esse modelo (Pure Carat 501) e quanto tempo foi necessário para adaptação.

    Abraço

    José

    Reply
  • William
    19/12/2013 at 8:28 am

    Bom dia Paula

    Tomei ciência deste site a poucos dias e venho lendo todos os comentários.
    Gostaria primeiramente de parabenizar você por esta idéia, pois existe um grande vale de falta de informação quando queremos saber como buscar o melhor aparelho e com custos acessíveis.
    Meu filho nos surpreendeu com este problema a pouco mais de 2 meses, dai comecei a me orientar a respeito.
    Se alguém puder me ajudar gostaria de me aprofundar quanto a compra deste aparelho Pure CARAT com as perguntas a seguir :
    – É realmente mais barato comprar lá fora ou conseguimos algum representante com preços honestos aqui no Brasil?
    – Alguém já comprou este aparelho por internet fora do pais e recebeu-o em casa? Pode me passar o site e o preço .
    Se puderem me ajudar agradeço

    Reply
  • Pedro Marques Tavares
    20/09/2013 at 1:09 pm

    Esotou querendo comprar meu primeiro aparelho, contudo acho que este sitio é meio tendencioso pro lada da Siemens__ Ou será que estou errado, e não entendo nada de aparelho pra surdez? Sera que o país (Dinamarca) que produz o Nokia celulares é pior que os Alemães da siememens? Porque alguem não fala da experiência com aparelhos de outras marcas?Será que eles são tão ruins, assim, que nem se compara com o Pure? Eu até duvido que este E-mail vá para a página do blogue. he.he.he!Desculpe, mas as pessoa estão sofrendo muito com esta desgraça que é a surdez__ Eu que diga….Parece, ate, que todos estão nas mil maravilhas: ” Ai o Pure é isso… O Pure é aquilo.. e aquilo outro e etc.Gente!O que está acontecendo com este blog.Será que a mulher que a ecreve é mesmo surda e tem tinitus nas duas orelhas? Eu estou revoltado com o meu problema e esta coisa tendenciosa quanto ao “PURE” me deixou mais negativo ainda.Já basta meu zumbido na cabeça. Eu recentemente descobrir que o inferno existe__ Possivelmente o Diabo tambem.Quanto a o atl Deus que todo mundo fala, este eu esqueci de vez. Viver é uma merda. Me desculpe.

    Reply
    • Crônicas da Surdez
      20/09/2013 at 4:55 pm

      Pedro

      Para que tanto cinismo?

      Se tens tempo e dinheiro para testar aparelhos de varias marcas diferentes, ótimo.

      Eu nao tenho. A adaptação a um aparelho e longa, cansativa e desgastante. Uso Siemens ha anos. Tenho zumbido desde meus 5 anos de idade. Sim, sou ‘tendenciosa’ pois e a marca que uso, amo e recomendo. Como posso recomendar o que nunca usei?

      um pouco mais de respeito por favor, pois “a mulher que escreve” sou eu, tenho surdez bilateral profunda e tinnitus desde criança.

      Se estas revoltado com tua surdez te recomendo a leitura do livro Cronicas da Surdez.

      Por favor nao deixe comentários com palavrões aqui. Faco esse site com cuidado e carinho.

      Obrigada.

      Reply
  • Antonio Carlos Teixeira
    02/11/2012 at 11:51 pm

    Olá !!!
    Fuçando na net tomei conhecimento deste Blog.
    Parabéns pelo excelente conteúdo.
    Tenho perda auditiva nos dois ouvidos e há 7 anos procurei uma clínica para testar aparelhos (philips intra canais, o que tinha de mais moderno) e não me adaptei (zumbidos, eco, microfonia e quase nada de melhora na audição) pois julguei custo alto x benefício pouco significativo.
    Ultimamente os colegas de trabalho tem comentado que percebem piora na minha audição.
    Fiz consulta e audiometria recentes e demonstram que não houve piora. O médico comentou que o nível de perda deveria ser atendido satisfatoriamente pelo uso de aparelhos.
    Então vamos lá encarar os bichinhos !
    Novamente vem o susto do preço !
    Será que é muito problema comprar os aparelhos nos EUA e procurar alguma clínica para fazer os ajustes ?
    Abraço
    Antonio Carlos

    Reply
  • joão ricardo
    07/07/2012 at 8:21 am

    Pessoal como disse na mensagem acima, alguém pode me dar uma opinião sobre o aparelho?

    Reply
  • joão ricardo
    29/06/2012 at 7:51 pm

    Olá, Paula achei seu site muito bom e os comentários aqui são de grande valia para quem tem este problema, minha esposa parece ter o mesmo perfil que o seu quanto ao problema, porém nos últimos tempos o zumbido tem ficado permanente e ela tá a ponto de surtar, gostaria de saber se a função que este aparelho tem quanto ao zumbido foi bastante satisfatória pra você,não temos dinheiro pra comprar este aparelho, mas se for preciso vendo o meu carro pra comprar, pois do jeito que tá não da. Porém gostaria de saber opiniões a cerca deste aparelho antes de dar um passo maior, agradeço desde já.

    Reply
  • Rafael
    28/06/2012 at 3:05 pm

    Oi, Paula, obrigado pelas boas vindas. 🙂

    Você tem algum e-mail para contato? Queria fazer perguntas mais específicas sobre o aparelho e o tipo de deficiência que ele atende. Estou “bem por fora” deste assunto hoje em dia, sem acompanhar as novidades que surgiram nos últimos tempos…

    Caso prefira, o meu e-mail é rafaeldvn [at] hotmail [dot] com (não precisa aprovar este comentário se não convir).

    Abs.,

    Reply
  • Rafael
    27/06/2012 at 5:50 pm

    Olá,

    Conheci hoje seu blog (através do VnV).

    Tenho perda auditiva severa (bem similar com a sua pelas audiometrias deste post) e quando pequeno nunca me adaptei aos aparelhos auditivos — e meus pais incentivavam bastante que eu usasse, hehe. Estou até hoje sem um por achar que não se aplica ao meu caso, mas diante do seu relato fiquei mais animado e queria trocar umas ideias (por e-mail) com você sobre a situação e os aparelhos. Se não for incômodo, claro.

    Abs.,
    Rafael

    Reply
  • Raquel
    23/05/2012 at 11:51 pm

    tenho a possibilidade de adquirir aparelhos no exterior como eu consigo a ANVISA autorize e fique tudo legalizado?

    Reply
  • Paula
    05/05/2012 at 7:31 pm

    Paula eu uso aparelhos e uso oculos todos os dias, pois para além de ouvir mal também vejo mal :), e consigo usar os dois atrás da orelha sem problema, foi uma questão de hábito. Não podem é ser oculos com astes muito grossas. Ah, eu uso os oculos por dentro dos aparelhos e tudo encaixa :-).

    Reply
  • Thiago
    30/04/2012 at 7:48 pm

    Com relação a regulagem, clinicas auditivas que comercializem a marca do aparelho em questão (nesse caso siemens) conseguem fazer a regulagem e adaptação, pois é necessário o software especifico da empresa fabricante, desde que esse modelo de aparelho já se venda aqui no brasil, claro. Não sei se todas fariam isso, ou quanto cobrariam. Infelizmente na clinica nós trabalhamos com outras marcas, e não com a siemens, senão faríamos essa regulagem sem problema.
    Agora com relação a garantia, é um pouco mais complicado porque a não ser que a empresa tenha algo parecido com garantia mundial (igual a aparelhos eletrônicos) dificilmente você conseguiria acionar a garantia (opinião particular), porque os aparelhos vindos ao Brasil recebem autorização da ANVISA, selo de identificação, esse tipo de coisa.
    De qualquer maneira vou tentar pesquisar junto a nossos fornecedores algo sobre isso.

    Reply
    • Gê Santos
      30/04/2012 at 9:30 pm

      Thiago, grata pela explicação.

      Reply
  • Thiago
    27/04/2012 at 10:28 pm

    Mas estou aberto a perguntas, sem problemas.

    Reply
    • Gê Santos
      27/04/2012 at 11:00 pm

      Thiago, você pode nos explicar como funciona o sistema de quando fazemos opção de compra fora do pais, como funciona a questão da regulagem e garantia.

      Reply
  • Thiago
    20/04/2012 at 9:58 pm

    Obrigado.
    Vou ser sincero, não vejo problemas em publicar preços dos aparelhos, porém não gostaria que pensassem que vim aqui fazer qualquer tipo de propaganda. Esse nunca foi o intuito.

    Reply
  • Thiago
    18/04/2012 at 4:47 pm

    Antes de mais nada parabéns pelo site. Tenho uma clinica de aparelhos auditivos e sempre que posso acompanho seus posts e noticias que publica.

    Reply
    • Crônicas da Surdez
      19/04/2012 at 10:19 am

      Que bacana Thiago, seja bem-vindo!

      Reply
    • Gê Santos
      19/04/2012 at 11:16 pm

      O preço dos aparelhos podem ser publicados?

      Reply
  • Tania Mara
    12/04/2012 at 12:22 pm

    Oi, gostei muito de saber que existe um aparelho realmente eficiente, por que já usei uns três diferentes e o ganho é tão pequeno em relação ao custo, que até desisti de trocar. A respeito de comprar em outro estado, e assistência técnica em nossa cidade iria garantir o aparelho e fazer as adaptações sem custo? Eu pensei em comprar no exterior, e quando me informei na Siemens, o custo para adaptar o aparelho era absurdo R$ 400 reais por consulta. Resultado que até agora estou com a audição num caco…Agradeço ajuda!
    Um abraço, Tania.

    Reply
  • Roberta
    09/04/2012 at 5:18 pm

    Oi Paula estou combinando de testar os aparelhos na Siemens de Ribeirão Preto,falaram que os moldes são feitos na Alemanha,mas agora eu acho que uma hora só é pouco para os ajustes nao acha?Beijos

    Reply
  • SôRamires
    09/04/2012 at 9:54 am

    Gê estou chocada com o preço…de quê cidade você é? Talvez em outra cidade você con siga preço mais baixo. Investiga pela internet os fornecedores do Brasil.

    Reply
    • Gê Santos
      10/04/2012 at 12:20 am

      Sou de São Paulo, moro na Região do ABC, também acho o preço absurdo, vou pesquisar em outros Estados.

      Grata

      Reply
  • Gê Santos
    08/04/2012 at 10:45 pm

    A minha fono me apresentou Pure Carat assim que foi lançado o preço é muito caro aqui no Brasil e com o controle remoto então…., Esse aparelho tem funções maravilhosa, sinto que vou “recuperar” e muito a minha audição com ele, serei quase uma verdadeira “ouvinte”. O preço que foi passado para mim é R$14.000 o par e o controle R$3.000,00, o total é R$17.000,00 Muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito caro, mesmo sendo parcelado em 10 vezes.

    Sonho com o Pure Carat, como uma criança por um brinquedo favorito.

    Gostaria muito de conseguir comprar em outro pais , não sei e nem tenho como.

    Paula, Poderíamos entre montar uma associação sem fins lucrativos para nos orientar e abrir portas para compras dos aparelhos fora do pais, Já que aqui não da para comprar mais barato.

    Reply
    • Milena
      10/04/2012 at 11:43 am

      Olá Gê sou fono e trabalho com aparelhos, verifique os recursos do Pure Carat que vc esta vendo para adquirir pois qdo foi lançado tinhamos só a linha 701 (que é top linha) agora já é possivel no 501 com alguns recursos a menos e custo um pouco menor. Veja com sua fono a que é necessário de recursos para você dentrodas suas necessidades auditivas.

      Reply
      • Crônicas da Surdez
        10/04/2012 at 11:50 am

        Milena, pelo que eu soube pela Siemens, o Carat disponivel no Brasil é o 501, e o 701 nao vai ser lançado aqui.
        Bjos,

        Reply
        • Milena
          10/04/2012 at 12:27 pm

          Desculpe no PureCarat é isso mesmo 501, eu pensei na linha Pure (312) que o lançamento foi 1º do top e depois o outro, mas é isso mesmo temos por enquanto só o 501, é que pensei na diferenaça de valores que o pessoal vinha falando e como tem linha diferenças no Pure… a diferença de valores estaria na diferença de recursos…

          Reply
  • SôRamires
    07/04/2012 at 7:33 pm

    Tania, vejo o modelo exato que você quer e procure no Google, se tem parentes que podem comprar é ótimo, o preço é bem melhor e depois você consegue aque no Brasil uma fono que o regule e adapte.
    http://www.hearingcenterusa.com/store/siemens-pure-500-pr-29.html

    Reply
  • SôRamires
    07/04/2012 at 7:27 pm

    Paula que eu saiba com qualquer aparelho auditivo que tenha a bobina para telefone (tecla T) não precisa de nenhum colar magnético, o som chega diretamente ao aparelho auditivo.

    Reply
  • Viviane
    06/04/2012 at 9:44 pm

    Oi, Paula.

    Fico contente de vc estar gostando dos aparelhos novos. Espero que isso dure por muito tempo. Espero um dia ter um da Siemens. Só ouço bons comentários a respeito.
    Felicidades e abraços.
    Viviane.

    Reply
  • Gabriel
    06/04/2012 at 10:57 am

    Olá Paula!!

    Fico feliz que esteja se adaptando bem com o aparelho. É sempre gratificante quando surge uma nova prótese que supere nossas expectativas onde descobrimos ou redescobrimos o prazer de ouvir determinado som.

    Vejo que o Pure Carat possui receptor no canal, ainda vou usar um desses, pois são super leves, pena que ainda não tenha um de acordo com minhas perdas.

    Paula, quanto aos óculos, uma alternativa seria utilizar um com hastes mais finas. No meu caso uso somente óculos de sol, mas mesmo assim priorizei os com hastes finas, para que ele não empurre demais o aparelho para fora. Isso que minha orelha está mais afastada de minha cabeça em razão do uso de próteses há anos, pois utilizo-as desde os meus 05 anos, assim sobra mais espaço para o aparelho e o óculos. eheh.

    Abraço Paula e sucesso na experiência com o novo aparelho.

    Reply
  • Tania Lima Sampaio
    06/04/2012 at 12:04 am

    Bom dia, Paula
    Venho acompanhando a sua experiência e o resultado satisfatório com o aparelho PURE CARAT e estou muito interessada no uso do mesmo.

    Gostaria de receber informações sobre a aquisição dessa aparelho nos Estados Unidos, encomendado através de parentes. É possível?

    Qual o valor desse aparelho aqui no Brasil.?

    Grata
    Tania

    Reply
    • Gê Santos
      08/04/2012 at 10:49 pm

      Tania o preço que passaram para mim

      R$14.000 o par e o controle R$3.000,00, o total é R$17.000,00

      Reply
      • Crônicas da Surdez
        09/04/2012 at 10:05 am

        Gê, a Greize esta testando um Pure Carat e me informou que onde ela mora (MG), passaram o preço de R$5400 por assi pra ela.

        Reply
  • greize
    05/04/2012 at 11:40 am

    Paula comecei o teste ontem.Usava o retro, mas esse a parte interna parece intra, deu muito nervoso na hora de colocar, vc já é acostumada com intras.O fio eu já tinha pedido grande e ela(A fono) tem tipo um “régua” e mediu antes.
    Sim dá para ouvir mto melhor, até alguns sons que tinha esquecido como o barulho da geladeira duplex, lembro da minha mãe reclamando que amou mas fazia mto barulho.Confesso que não fiquei o dia todo, pois já estava com dor de cabeça e na rua piorou.

    Hj vou ficar em casa para perceber melhor.
    To gostando mto, só o preço que não.Heheheh.
    Ah, aquele preço que te falei foi de um só aparelho, a louca aqui esqueceu que é por par.rsrsrsrs
    Duas coisas que achei meio chatinhas, não ter um botão para desligar qdo cansadas(tem que tirar a bateria).
    E carregar toda noite.
    Mas já vem numa caixinha que já é um Desumidificador.É bem leve sim, o outro é leve mas tem dias que parece que pesa na orelha.
    E tem muitas outras vantagens.Estou ouvindo vozes de pessoas em outros cômodos da casa.
    Bom testando segundo dia , depois te conto mais.
    Bjusss

    Reply
    • Carlos Francisco
      21/05/2012 at 12:06 pm

      Olá Greize,
      Primeiramente gostaria de parabenizar a Paula, tomei conhecimento do blog em pesquisas pela internet.
      Quanto ao relatado acima, acho que tenho uma dica muito interessante. A Hansaton lançou lá fora a nova geracao de aparelhos recarregáveis chamada AQ2G. Essa linha é de bateria recarregavel atraves de inducao, e nao precisa tirar a pilha para desligar, e tem todos os recursos descritos por voces aí em cima. Não sei o preço que vai ter aqui no Brasil, mas já estou na fila tambem, pois uso um EAR-SY Vital intra (a primeira geracao desses aparelhos deles) e é simplesmente maravilhoso.

      Reply
  • Lara
    04/04/2012 at 8:52 pm

    Quando uso óculos, nunca atrapalhou o meu aparelho. Não sei pq e também n sei pq não fica certinho quando vc usa seu óculos. Como a pessoa falou acima, tente ir na ótica pra modificar isso. Fico feliz em saber que vc está ouvindo muito bem com Pure, eu ouço assim que nem vc. Uma coisa que eu não gosto, é dormir com aparelho. Porque gosto de dormir em silêncio e barulhos me incomodam e n consigo dormir com barulhos!! heheheh
    Estou na torcida!!

    Reply
    • Lara
      04/04/2012 at 8:53 pm

      *seus

      Reply
  • Tatiana
    04/04/2012 at 1:01 pm

    Paula,

    que bom que você se apaixonou pelo Carat! É tão boa a sensação!

    Sobre os óculos, é tudo uma questão de ajuste. Vá na ótica e peça para eles fecharem um pouco o óculos (ou seja, trazer a curva da haste para mais próximo da cabeça). Quando passei do intra pro retro também tive essa dificuldade, e resolvi assim. Espero ter ajudado!

    Bjs
    Tati

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Marque a sua consulta na Clínica Sonora