Conexões Sonoras Crônicas da Surdez Facebook C. Leadership Program

#SurdosQueOuvem : o projeto do Crônicas da Surdez no Facebook Community Leadership Program

Obrigada a cada um de vocês que está acompanhando a trajetória do Crônicas da Surdez como vencedor Residente pela America Latina do Facebook Community Leadership Program. Desde o anúncio, em setembro de 2018, começamos a pensar em tudo o que gostaríamos de realizar através dessa oportunidade. Eram muitas coisas! 🙂

Todo projeto possui uma timeline – linha do tempo – que deve ser respeitada para a sua execução. No nosso caso, ela começou em fevereiro e encerra em dezembro deste ano. As coisas não acontecem a jato como gostaríamos por vários motivos, sendo o principal deles a questão do planejamento. Tudo precisa ser pensado, repensado, orçado, avaliado e reavaliado. Por isso que esse post demorou tanto a ir para o ar.

  • Importante: eu, Paula, não ganhei prêmio/dinheiro algum. Não tenho acesso ao dinheiro do fundo, uma ONG brasileira é quem controla todo e qualquer gasto referente ao projeto. Quem foi contemplado foi a comunidade Crônicas da Surdez, para executar as iniciativa do projeto #SurdosQueOuvem.

Nesse momento, estamos na fase de execução de uma das 4 iniciativas. Pois é, são 4! Vou contar um pouco mais sobre cada uma para que vocês comecem a pensar em como podemos ampliar o alcance de cada uma delas ainda mais, porque esse e o objetivo de ouro: impactar a maior quantidade possível de pessoas. Tanto pessoas com deficiência auditiva que precisam de reabilitação (ou de sair do armário e buscar qualidade de vida) quanto ouvintes que desconhecem completamente a diversidade que existe na surdez!

#SurdosQueOuvem : campanha de vídeos

A primeira iniciativa e uma série de vídeos, que já começaram a ser gravados. Cada um deles contará a história de vida de um(a) surdo(a) que ouve. Queremos mostrar tudo o que a medicina e a tecnologia são capazes de fazer hoje por uma pessoa que nasce surda ou que ensurdece ao longo da vida.

Os personagens são os mais diversos, e foram escolhidos com o objetivo de mostrar a maior diversidade possível: um nasceu surdo numa família de surdos e fez implante coclear, outro tem Síndrome de Waardenburg, uma usa aparelhos auditivos e é uma grande ativista da nossa causa, uma dupla tem microtia, outra dupla são irmãos que nasceram surdos numa família de ouvintes, e por aí vai.

Estamos em processo de criar o planejamento estratégico para dissipar essa campanha nas mídias online e offline. O primeiro vídeo sera lançado em maio, em São Paulo.

Todo o material irá para o site Surdos Que Ouvem, que ja esta no ar. No site, contaremos também, em texto + foto, centenas de histórias de vida de #surdosqueouvem que fazem parte da nossa comunidade – queremos muito que vocês enviem suas histórias, gente!

Conexões Sonoras

Levaremos o nosso querido evento Conexões Sonoras a outro nível e a algumas cidades do Brasil às quais ainda não fomos. Começaremos por São Paulo (maio), depois Porto Alegre (junho), Curitiba (agosto), Salvador e Rio de Janeiro.

A primeira parada é em São Paulo, e as inscrições abrirão no final de abril – serã0 250 vagas!

E para não deixar ninguém triste por não irmos ate a sua cidade em 2019, abriremos em breve dentro do nosso Grupo Crônicas da Surdez no Facebook as inscrições para uma iniciativa que dará apoio para que ate 20 membros da nossa comunidade organizem um Mini Conexões Sonoras na sua comunidade.

Curso virtual para pais de crianças com deficiência auditiva

Essa iniciativa vai criar um curso virtual com vários módulos para pais de crianças com deficiência auditiva, sendo um dos módulos grátis e o resto do curso com um valor bem acessível. Os professores serão expoentes de suas áreas no Brasil.

Após 9 anos de criação do site, devo dizer que as mensagens que recebo e que mais me causam aflição são de pais que acabam de receber o diagnóstico de surdez de seus bebês ou crianças. Eles precisam de todo o apoio e ferramentas possíveis, eles precisam conhecer todas as possibilidades e caminhos que existem para um bebê ou criança surda.

Treinamento de liderança

Dos ate 20 selecionados para receber apoio para executar um Mini Conexões Sonoras na sua cidade, os 3 cujos projetos tiverem o maior alcance, relevância e impacto receberão um treinamento especial de liderança. Nós queremos ampliar o conhecimento dos líderes que se destacarem nessa jornada. Criatividade e empreendedorismo são tudo!

Farei cursos na Columbia University em Nova Iorque para adquirir conhecimento e melhorar minhas habilidades nessas áreas específicas. Desse modo, poderei compartilhar com os 3 líderes tudo o que aprender nas aulas e que já aprendi nessa minha estrada de quase 40 anos de surdez e 10 anos de mundo digital.

Quanto mais pessoas nós empoderarmos com ferramentas e conhecimento, mais longe a causa dos #surdosqueouvem irá chegar. E esse é o grande objetivo! Vamos juntos desmistificar a surdez!

Como você pode ajudar

Nós precisamos de toda ajuda possível das pessoas que fazem parte da nossa rede: leitores do site, membros do nosso grupo no Facebook, seguidores do CS no Instagram, médicos, fonoaudiólogos, psicólogos, pais, professores, indústria da audição e quem mais quiser nos ajudar.

E como??

  • mudando sua foto de perfil nas redes sociais para apoiar nossa causa (clique aqui para mudar a sua!)
  • usando a hashtag #surdosqueouvem nas suas publicações
  • seguindo @CronicasDaSurdez no Instagram
  • quando a campanha for ao ar, compartilhando todos os vídeos com histórias de Surdos Que Ouvem
  • comparecendo aos Conexões Sonoras de SP, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Rio de Janeiro
  • montando um projeto para fazer um Conexões Sonoras na sua cidade/comunidade
  • enviando sua história para o site Surdos Que Ouvem (em breve no ar!)
  • ajudando a espalhar a noticia do curso para pais quando o mesmo for lançado
  • sendo membro do Grupo Crônicas da Surdez no Facebook

Só assim??

Em breve compartilharemos mais modos de ajudar, participar e ser ativista dessa campanha tão importante que vai tirar os #surdosqueouvem da invisibilidade. Contamos com vocês! 🙂

Seja o primeiro a amar.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 36 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

1 Comentário

  • Olá Paula! Você abrirá as inscrições por aqui? Porque eu gostaria de participar do evento em São Paulo mas não tenho perfil em redes sociais. Sou implantada a esquerda há quase um ano e médica. Sendo assim, tenho muita vontade de participar e me inteirar melhor dos projetos para poder colaborar. Abs

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.