Menu
Implante Coclear / Surdez / Surdos Que Ouvem

IMPLANTE COCLEAR pode passar no DETECTOR DE METAIS”

Quem tem implante coclear PODE passar no detector de metais – seja em aeroportos, seja em portas giratórias de bancos. Eu imagino que você chegou até aqui porque alguém te disse que não pode, então vamos aos fatos.

UPDATE ESPECIAL: Em março de 2023 fiz uma denúncia à ouvidoria do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, sobre como aquelas placas que ‘proíbem’ a passagem de usuários de implante coclear pelos detectores de metal são DISCRIMINATÓRIAS e não têm nenhuma base científica ou motivo para estar lá. Meses depois, ontem, dia 20 de julho, recebi a seguinte resposta do Comitê de Acessibilidade do Galeão.

” Oi, Paula!

Obrigada por aguardar o nosso posicionamento final e colaborar com a nossa operação a partir de seu relato. Após a análise da questão com maior profundidade pelo Comitê de Acessibilidade da empresa, informamos que serão realizadas alterações nas placas indicadas por você, em nossas áreas de segurança. Reforçamos, mais uma vez, o nosso compromisso em tornar o RIOgaleão cada vez mais acolhedor e seguimos à disposição.”
É por isso que aconselho a todas as pessoas com algum grau de surdez: usem os canais de ouvidoria SEMPRE para denunciar e reclamar do que está errado. Funciona!

Minha experiência pessoal

Sou usuária de implante coclear desde 2013. No início, eu também acreditei que não podia. Que iria apitar, eu seria barrada, que desprogramaria meu implante, que eu sentiria uma sensação esquisita na cabeça, blablabla.

Por causa disso, várias vezes me estressei para entrar em bancos ou pegar um voo. Até que um dia cansei e decidi testar por minha conta e risco. Obviamente, nada aconteceu. Nada apitou e o meu implante não desconfigurou.

De 2013 para cá, já peguei dezenas de voos nacionais e internacionais – para países que variam entre EUA e Emirados Árabes – e sempre passei pelos detectores e scanners de segurança com os dois implantes, inclusive ligados. De novo: nada aconteceu.

No CLUBE dos SURDOS QUE OUVEM, com 21.000 pessoas com deficiência auditiva, quase todos os dias alguém pergunta lá se pode ou não pode passar pelo detector de metais usando implante coclear ou aparelho auditivo. Os argumentos sempre são: “O médico disse que não pode, a fono disse que não pode, fulano disse que não pode, a plaquinha do aeroporto disse que não pode!“.

Hoje recebi da Maria de Menicucci, implantada, uma informação preciosa: os links de cada uma das marcas de implante coclear que existem no mundo nos quais as próprias marcas quebram esse mito. Obrigada, Maria! Abaixo você pode ler o manual da marca de implante coclear que você usa e matar a charada.

Advanced Bionics

implante coclear detector metais

Detectores de metal e scanners de segurança não estragam seu implante e nem o processador de som. Pode ser que ative o alarme.

Clique aqui para ler o manual (em inglês)

Cochlear

implante coclear detector metais

Você PODE passar pelos detectores de metal ou scanners de segurança com seu implante coclear ligado. Seu dispositivo não interfere nos sistemas de navegação e comunicação do avião.

Clique aqui para ler o manual (em inglês)

Medel

detector metais

You can walk through the metal detector with one, or even two, audio processors.

Tradução: você pode passar pelo detector de metais usando um ou dois implantes cocleares.

Clique aqui para ler o manual (em inglês)

Oticon Medical

implante coclear oticon

You can walk through the metal detector with or without processors.

Tradução: você pode passar pelo detector de metais com ou sem o seu implante coclear.

Clique aqui para ler o manual (em inglês)

Então era fake news…?

Não diria isso, mas sim que são orientações antigas que atravessaram décadas sem serem questionadas. Hoje fiz uma reclamação na Ouvidoria da ANAC quanto a isso, porque não tem cabimento que essas placas de “proibido a passagem de usuários de implante coclear” estejam presentes em TODOS OS AEROPORTOS BRASILEIROS. É patético.

É lógico que as marcas  informam que pode ser que apite quando você passar pois elas têm que ser responsáveis e avisar que pode ser que exista essa possibilidade. Faça o teste você mesmo e livre-se de perrengue desnecessário.

Por questões de segurança

Muita gente desliga os processadores para passar pelos detectores por se sentir mais seguro assim. As marcas dizem que algumas pessoas podem ouvir sons desagradáveis com os ICs ligados ao passar (nunca aconteceu comigo).

Lendo os manuais você verá que nenhum deles fala em possibilidade de desprogramar o implante coclear ao passar por detectores ou scanners.

Leve sempre com você o seu RG de PCD (é o ÚNICO documento oficial que comprova a sua deficiência) e leve também a sua carteirinha de implantado fornecida pela marca do seu implante (não tem validade legal nenhuma mas serve pelo menos para mostrar caso seja preciso). Há quem seja tão precavido que tenha sempre consigo (digitalizado ou em papel) um laudo médico com CID que informe sobre o implante também.

 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

clube dos surdos que ouvem faça amigos surdos grupo de surdos oralizados

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

      1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
      2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
      3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
      4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
      5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
      6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
      7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
      8. Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

Não cometa ERROS ao comprar aparelho auditivo

não cometa esses erros antes de comprar aparelho auditivo

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 




About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

3 Comments

  • […] coclear para passar pelo detector de metais, prepare-se para passar um perrengue épico. Em tempo: usuários de aparelho auditivo e implante coclear NÃO TÊM que tirá-los para passar em nenhum dete… em lugar nenhum, é só lenda […]

    Reply
  • Aldair Ribeiro dos Santos
    15/01/2022 at 15:53

    Oi Paula.
    Seria bom ter esse material e português. Eu adoraria pois não domino inglês.
    Se vc achar os manuaia em português, posta aí.
    Agradeço.

    Reply
  • […] para fazer a cirurgia de implante coclear é normal ter muitas dúvidas sobre as marcas e os modelos de implante coclear disponíveis no Brasil e no mercado. Todos querem saber: qual é a melhor marca de implante […]

    Reply

Leave a Reply