Menu
Deficiência Auditiva / Não categorizado

BAHA, OSIA, ADHEAR e PONTO: IMPLANTE de condução óssea:

Há milhares de pessoas que usam prótese osteoancorada (BAHA, Ponto e outros) no Brasil, e você pode conversar com muitas delas no Clube dos Surdos Que Ouvem. Vamos conhecer mais um pouco sobre o sistema de condução óssea e suas aplicações? O implante de condução óssea também é conhecido como PAAO, prótese auditiva ancorada no osso e prótese osteoancorada, ou seja, é um aparelho auditivo que fica preso no osso do crânio. Muitas pessoas se referem ao implante de condução óssea pelo nome de um dos modelos disponíveis no mercado, que se chama BAHA ou OSIA.

Como funciona o implante de condução óssea?

1

 

  1. O processador de fala (aparelho) captura o som.

 

  1. O aparelho converterá o som em vibração, ou seja, o aparelho vibra. O osso, onde foi instalado o sistema de ancoragem do aparelho, irá absorver a vibração emitida pelo aparelho.

 

  1. Por meio da vibração, o som será conduzido pelo osso do crânio até o ouvido interno, chegando até a cóclea (que é o caracolzinho da imagem acima).

 

  1. A cóclea irá receber o som por meio da vibração e converterá em estímulos auditivos, permitindo que a pessoa ouça.

 

Quem se beneficia com o implante de condução óssea?

  • Malformações da orelha externa e média (Microtia)
  • Surdez condutiva com dificuldade de adaptar AASI
  • Surdez neurossensorial profunda unilateral

Como funciona na surdez unilateral?

2

Os surdos unilaterais possuem um ouvido com perda profunda, e outro ouvido  com audição normal. O aparelho de condução óssea é colocado no lado com perda auditiva, e conduz o som por vibração óssea até o outro ouvido, que irá ouvir e trabalhar por dois. É uma ferramenta para eliminar efeito sombra do lado surdo.

Para ouvir com o aparelho de condução óssea, é necessário ter cóclea em bom funcionamento, por isso no caso da surdez unilateral a pessoa não vai ouvir do lado implantado, mas no lado oposto.

Esta tecnologia auditiva é uma opção ao sistema CROSS de AASI, que também leva o som para o ouvido bom.

IMPLANTE PERCUTÂNEO

Este tipo de implante percutâneo utiliza um pino instalado superficialmente na região óssea atrás da orelha, instalado em uma micro cirurgia (não envolve abertura do ouvido). O pino osteoancorado serve para absorver melhor a vibração do aparelho e assim ter melhor qualidade do som.

Modelo: BAHA (Bone Anchored Hearind Aids)

Marca: Cochlear

baha

Modelo: Ponto

Marca: Oticon Medical

ponto

IMPLANTE TRANSCUTÂNEO

 O implante transcutâneo consiste em implante de imã ou chip com vibrador ósseo por baixo da pele e os processadores externos se conectam por sobre uma pela intacta, com ímãs semelhantes aos do Implante Coclear.

Modelo: BAHA Attract

Marca: Cochlear

No caso do modelo BAHA Attract, o invés de um pino (BAHA Connect), implanta-se um imã por baixo da pele.

baha attract

Modelo: Osia

Marca: Cochlear

osia

Modelo: Bonebridge

Marca: MED-EL

bonebridge

Para quem não pode implantar ou não deseja realizar o implante:

A idade mínima para realização do implante é de 5 anos de idade, em função da falta de amadurecimento ósseo do crânio (em crianças, o osso ainda é muito fino para segurar o implante). Por isso as crianças menores devem usar arcos ou faixas com os aparelhos acoplados no acessório. Os mesmos acessórios também podem ser usados pelos adultos que não desejam realizar a cirurgia de implante.

BAHA – Cochlear

baha1

Ponto – Oticon Medical

ponto1

AdHear – MED-EL

A prótese é colada através de um adesivo atrás da orelha.

adhear1

Qual desses aparelhos de condução óssea é melhor para mim?

Cada aparelho de condução óssea tem suas particularidades, como potência, por exemplo. O otorrinolaringologista especializado em surdez e sua equipe irão indicar os modelos adequados para o seu caso.

A vantagem do implante de condução óssea é que o paciente pode testar – diferente do implante coclear. Ao analisar a qualidade do som, o paciente pode decidir com qual se sente mais confortável e qual possui a melhor qualidade sonora, no seu caso.

Post escrito com a colaboração de Maria de Menicucci

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

clube dos surdos que ouvem grupo

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

  como comprar aparelho auditivo

OS ERROS QUE EU JÁ COMETI ao comprar aparelho auditivo

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Crieir um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 





About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply