Menu
Deficiência Auditiva / Surdez / Surdos Que Ouvem

SURDEZ NEUROSENSORIAL: tem cura ou tem tratamento?

surdez neurosensorial

A surdez neurosensorial significa que os receptores sensoriais do seu sistema auditivo, que transformam as ondas sonoras em impulsos nervosos, foram danificadas ou mortas. A surdez neurosensorial NÃO TEM CURA porque as células ciliadas do ouvido (os receptores sensoriais) estão permanentemente danificadas ou mortas. Mas a surdez neurosensorial tem tratamento. Leia sobre surdez curável e surdez tratável.

As células ciliadas do OUVIDO

células ciliadas do ouvido

Essas são as células ciliadas do seu ouvido. Elas não se regeneram, e é por isso que a surdez neurosensorial não tem cura, ou seja, quando essas células morrem ou são danificadas, não tem volta e a perda auditiva será permanente. Elas têm esse nome por causa dos seus esterocílios, e são de dois tipos: internas e externas. As células ciliadas do ouvido se comunicam com o nervo auditivo que, por sua vez, envia a informação sonora recebida ao cérebro (em última instância, quem OUVE é o cérebro).

Não perca seu tempo com remédios milagrosos ou terapias alternativas sem comprovação científica quando você tem surdez neurosensorial. A internet está cheia de golpes para atrair as pessoas desesperadas que não se conformam com a própria surdez.

Como descobrir se a minha surdez é neurosensorial

O primeiro passo é procurar um médico otorrino especializado em surdez. Depois da consulta, ele vai lhe encaminhar para o fonoaudiólogo, que fará um exame de audiometria. A surdez neurosensorial pode ou não ser progressiva, e a partir do momento em que você recebe o diagnóstico de surdez, deverá fazer pelo menos 1 checkup auditivo anual.

As CAUSAS da surdez neurosensorial

A perda auditiva neurosensorial pode ser causada pelos seguintes motivos:

  • doenças como hipertensão e diabetes
  • medicamentos ototóxicos
  • exposição a ruídos excessivos
  • condições genéticas
  • envelhecimento
  • traumatismos cranianos
  • infecções
  • tumores no ouvido (neurinoma ou colesteatoma)

Tratamento da SURDEZ NEUROSENSORIAL

Enquanto uns passam a vida lamentando a surdez, outros vão em busca dos tratamentos disponíveis hoje. Vivemos a melhor época da história da humanidade para as pessoas com qualquer grau de perda auditiva. Hoje, a medicina e a tecnologia são capazes de ajudar a maioria absoluta dos casos de surdez, seja através de cirurgias, aparelhos auditivos ou implante coclear. E isso é fenomenal por vários motivos, mas principalmente porque voltar a ouvir ou passar a ouvir melhor trazem independência e qualidade de vida.

O caminho correto a ser percorrido quando você desconfia que está perdendo audição é, em primeiro lugar, procurar um médico otorrino especializado em surdez. Mas como descobrir um? É fácil. Torne-se membro do Clube dos Surdos Que Ouvem e peça indicação diretamente a mais de 21 mil pessoas que têm algum grau de perda auditiva e já estão no rolê da surdez há bastante tempo. Assim, você vai aprender tudo o que precisa sobre o assunto e economizar tempo, energia e dinheiro.

 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM

clube dos surdos que ouvem

Como MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, você tem acesso às nossas comunidades digitais, conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos. E o mais importante: a sua jornada da surdez deixa de ser solitária e desinformada e passa a ser muito mais leve, simples e cheia de amigos.

São 21 mil usuários de próteses auditivas com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar sobre as suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva.

Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando faz toda a diferença! Vem com a gente aprender a retomar a sua qualidade de vida e a economizar milhares de reais na hora de comprar um par de aparelho auditivo – ou até mesmo a como conseguir aparelhos auditivos grátis quando você não tem grana para comprar do próprio bolso!

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.











About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

2 Comments

  • […] pessoas têm muitas dúvidas sobre surdez condutiva e surdez neurosensorial. Quando abro uma caixinha de perguntas no Instagram, os leitores mandam várias questões […]

    Reply
  • Valéria
    07/02/2023 at 2:03 pm

    As células cilíadas ficam dentro da coclea certo? A partir daí se comunicam com o nervo auditivo, e em seguida com o cérebro.
    Como saber se o dano é nessas células ou no nervo auditivo? Se A pessoa faz o implante, dentro da coclea, ele precisa se comunicar com o cérebro através desse nervo. Fica minha dúvida…

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Iniciar conversa
Clube dos Surdos Que Ouvem
Clube dos SURDOS QUE OUVEM