Menu
Crônicas da Surdez / Viagem / Viajante Biônica

Viajante Biônica: viagem a Portugal

portugal surdez

A coisa que mais adoro fazer na vida é viajar, e como nunca pensei que voltaria a viajar ouvindo, hoje minhas viagens pelo mundo tem um sabor totalmente diferente. A começar pelo momento mais básico de um vôo internacional: assistir aos filmes para o tempo passar. Só eu sei quantos vôos passei assistindo ao vídeo sem som e imaginando diálogos na cabeça por causa da falta de legendas…

IMG 2399 e1496606442434 IMG 2397 e1496606583859

Meu companheiro inseparável de vôos longos: cabo de áudio. Em primeiro lugar, porque as instruções de segurança dos vôos não permitem dispositivos com bluetooth funcionando durante o vôo; em segundo lugar, porque não gasto pilha nem bateria a mais com streaming. Enquanto ainda rola serviço de bordo, conecto o cabo de áudio no IC direito e deixo o IC esquerdo ouvindo o som ambiente – percebi que isso é um baita treinamento auditivo, meu cérebro adora! 🙂

Dessa vez voei KLM e vários filmes tinham legenda em inglês, mas isso é sempre uma caixa de Pandora: não dá para saber se seu vôo terá filmes legendados e muito menos se a legenda será na sua língua materna… Não consigo ouvir e entender 100% os filmes em inglês, então, quando não encontro legendas e não tem áudio em português, treino meu espanhol. O segredo é encarar qualquer perrengue como treinamento auditivo mesmo!

IMG 2401 e1496606596520IMG 2428

 

Passamos uma tarde em Amsterdam antes de voar para Lisboa, e o aeroporto tinha vários pontos com Aro Magnético! Em inglês se chama Hearing Loop e é uma tecnologia assistiva maravilhosa para usuários de AASI e IC. Quem nunca experimentou, dê jeito de experimentar, por favor!

 

IMG 2489

 

Almocei uma cóclea – brincadeira, hehehe! Comemos uma mariscada numa praia portuguesa chamada Peniche e um marisco era idêntico a uma cóclea, o Luciano até tirou uma foto do que tinha dentro (e comeu, argh!) e ficou admirado olhando…

IMG 2501 e1496606612697 IMG 2509

Numa ida a Mafra, entrei na catedral e estavam afinando os órgãos para o Festival de Órgãos de Mafra que começaria naquela noite. Jeeeeesus! Não aguentei a barulheira infernal e desliguei meus implantes porque quem tem botão OFF na vida tem mais é que usar numa situação dessas, hahahaha!

No próximo post conto várias aventuras que vivi nesta viagem, fiquem ligados!

Grupo SURDOS QUE OUVEM

Você se sente sozinho? Solitário? Não tem com quem conversar sobre a sua surdez? Gostaria de tirar mil dúvidas sobre os seus aparelhos auditivos? Gostaria de conversar com pessoas que já usam implante coclear há bastante tempo? Precisa de indicação de otorrino especializado em surdez e fonoaudiólogo de confiança?

Somos 22.000 pessoas com algum grau de deficiência auditiva no Grupo SURDOS QUE OUVEM. Para ganhar acesso a ele, basta se tornar Apoiador Mensal do Crônicas da Surdez a partir de R$5.







NOSSAS REDES SOCIAIS

LIVROS CRÔNICAS DA SURDEZ

Neste link você encontra os seguintes livros:

  1. Crônicas da Surdez: Aparelhos Auditivos
  2. Crônicas da Surdez: Implante Coclear
  3. Saia do Armário da Surdez

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU EMAIL

Clique aqui para receber.

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
    Iniciar conversa
    Clube dos Surdos Que Ouvem
    Grupo SURDOS QUE OUVEM