Menu
Acessibilidade / Viajante Biônica

Acessibilidade para surdos oralizados em NY: aro magnético

Foto: Shutterstock

Continuo me encantando com a acessibilidade oferecida a surdos oralizados por todos os cantos em NY, inclusive na minha penúltima ida à cidade escrevi um post sobre um hotel acessível a surdos oralizados, lembram?

Na última viagem encontrei aro magnético (hearing loop) nos guichês do metrô e também em Helping Points espalhados dentro do metrô. Não posso esquecer de dizer que também há aro magnético nos totens da imigração do JFK Airport.

Se você usa aparelhos auditivos ou implante coclear, ative o T-Coil e seja feliz em Nova Iorque!

Aro Magnético em NY

hearing loop ny t coil ny

Aro magnético no Brasil

A Sônia Ramires (Sô) é a maior divulgadora do aro magnético no Brasil, no blog SULP. Foi com ela que aprendi que o aro magnético é um amplificador que converte o som numa frequência magnética que pode ser captada diretamente pela bobina magnética de próteses e implantes.

Nesta matéria da ADAP com a Sô, consegui ótimas informações:

  • O uso deste tipo de amplificador permite uma transmissão direta do som ao aparelho auditivo sem os efeitos adversos da distância, do eco ou do ruído ambiente;
  • É relativamente mais barato que o Sistema FM, já que pode ser utilizado por diversos usuários ao mesmo tempo, sem necessidade de um receptor à parte. Portanto, é uma alternativa viável para estabelecimentos públicos e comerciais. É claro que, neste caso, a responsabilidade pela aquisição do Aro Magnético seria do estabelecimento e não do usuário, como é o caso do Sistema FM;
  • Na Europa, esse sistema é bem comum em lojas, transporte público (incluindo taxi, em Londres) e locais como cinemas, teatros e auditório;
  • Pode ser utilizado por pessoa que use prótese auditiva que tenha um captador magnético (telebobina ou T-coil). Uma quantidade considerável de aparelhos e implantes auditivos possui essa função, mas muitas vezes, é preciso ser ativada pelo profissional que faz a programação.

Fico aqui quebrando a cabeça com uma pergunta: por que não existe uma lei no Brasil que exija aro magnético em todos os espaços públicos (e privados como cinemas, escolas e teatros)?

A minha parte, já fiz: adquiri um Aro Magnético para a SONORA, com a SOM PARA TODOS. Vamos colocar na sala de atendimento médico – já fiz o teste com o equipamento e achei o som maravilhoso, agora só falta cabear a sala para começar a funcionar. 🙂

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM

clube dos surdos que ouvem

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

     

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2.  

  3. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  4.  

  5. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  6.  

  7. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  8.  

  9. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  10.  

  11. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  12.  

  13. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  14.  

  15. Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

    











About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

2 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.