Site icon Crônicas da Surdez – Surdos Que Ouvem – por Paula Pfeifer

Aparelho auditivo do SUS é bom ou ruim?

Hoje vamos quebrar um mistério antigo – e falso – que diz que aparelho auditivo fornecido pelo SUS é ruim. Para isso, pedimos para membros do Grupo Surdos Que Ouvem no Facebook que postassem fotos dos aparelhos auditivos que receberam do SUS entre 2020 e 2021.

Afinal, é bom ou ruim?

São ótimos! Veja você mesmo nas fotos enviadas pelos membros do grupo. São aparelhos auditivos de ótimas marcas e a maioria deles, com conectividade bluetooth! À medida em que mais membros enviarem fotos, vamos atualizando este post.

Se você precisa de aparelho auditivo, vale a pena se informar como conseguir pelo SUS. Caso possa pagar do seu bolso, ótimo. Mas, para aqueles que não podem, fizemos esse post para lhe tranquilizar: você vai receber um aparelho auditivo de qualidade, fique tranquilo. Ele pode não ser tão sofisticado quando um par que custa R$35.000 numa loja, mas vai te fazer ouvir do mesmo jeito.

Em vez de apenas reclamar dos preços dos aparelhos auditivos no Brasil, que tal ajudar a fortalecer o SUS? Ele tem uma das melhores políticas públicas de reabilitação auditiva do mundo, mas ela não é divulgada – e ainda por cima sofre um lobby pesado daqueles que são contra o uso de tecnologias auditivas porque consideram a surdez uma “bênção”.

Grandes players estão entrando no mercado da audição – inclusive a Alphabet, do Google! – e, em breve, veremos a tão esperada disrupção desse mercado, aguardada há décadas pelos pacientes. É questão de tempo. Enquanto isso, faça uso do que o Sistema Único de Saúde pode lhe proporcionar para ouvir melhor.

Como conseguir aparelho auditivo pelo SUS?

No post APARELHOS AUDITIVOS PELO SUS, temos um passo-a-passo detalhado que você deve seguir para poder entrar na fila e receber os seus o quanto antes! Leia com atenção!

Não seja conivente com circos armados por políticos

As fotos abaixo mostram um show de horrores: um “evento de entrega de aparelhos auditivos”. Em plena pandemia, colocando a vida de centenas de idosos e pessoas com deficiência em risco. Apenas para que meia dúzia de políticos apareça na mídia fazendo essa “boa ação”.

Isso foi em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Em plena pandemia, políticos armaram um circo para noticiar a entrega de centenas de pares de aparelhos auditivos. Membros do nosso grupo, que foram obrigados a estar presentes nesse show de horrores para poder receber seus aparelhos, relataram ter ficado esperando mais de 1 hora até que todos os políticos chegassem e o circo começassem.

Pesquisando no Google, descobrimos que esse circo é montado todo ano, com dinheiro do contribuinte. É um ato de capacitismo do mais baixo nível: obrigar pessoas com deficiência auditiva a irem para um evento cheio de políticos, subir ao palco para receber sua ‘sacolinha’ e tirar foto com eles. O objetivo é serem vistos como bonzinhos que “ajudam os deficientes”. Só de escrever já me dá ânsia de vômito.

Não existe “dinheiro público”. Político nenhum está “dando” aparelho auditivo para ninguém: eles são pagos com dinheiro pago pelo contribuinte pagador de impostos. Esse tipo de evento é inaceitável, asqueroso e tem que ser denunciado para as autoridades. 

Se quiserem obrigar você a participar disso para receber seus aparelhos, se você souber desse tipo de evento, DENUNCIE na Ouvidoria do Ministério da Saúde e do Ministério Público Federal. É uma humilhação pública cretina e desnecessária, sem falar que esse tipo de evento faz com que centenas de pessoas demorem ainda mais tempo para receber os seus aparelhos.

Não seja conivente com capacitismo em praça pública.

Os números da saúde auditiva no SUS

Temos um post, obra da Dani Kraus, que foi um verdadeiro trabalho investigativo solicitando informações no Portal da Transparência. Como cidadão pagador de impostos, você não pode deixar de ser agente fiscalizador do SUS, nem de conhecer a realidade dos orçamentos da reabilitação auditiva pública brasileira.

Não deixe de ler: “Saúde Auditiva do SUS Números e Análises de 2019

Seja membro do nosso grupo

O Grupo Surdos Que Ouvem é o lugar mais seguro da internet para você entrar em contato direto com milhares de usuários de aparelhos auditivos do Brasil inteiro. Hoje, somos 17.500 membros.

Lá, você pode perguntar diretamente a quem já recebeu aparelhos do SUS ou a quem já comprou do seu próprio bolso em alguma loja. Informação é poder! Estar em contato com outros usuários de aparelhos auditivos é garantia de ter as informações certas antes de adquirir o seu 😉

Sair da versão mobile