Menu
Acessibilidade / Deficiência Auditiva

Você sabe como as legendas dos programas de TV são feitas?

Fonte: Revista Galileu

x1

Para que você veja aquela legenda com fundo preto na parte debaixo da tela da TV quando liga a closed caption, há uma pessoa fazendo movimentos muito rápidos sobre uma espécie de máquina de escrever em miniatura. “Em um programa ao vivo, batemos até 180 palavras por minuto”, diz Simone Cristina Alves, que há 19 anos traduz em letrinhas, muito rapidamente, o que escuta pelo fone de ouvido.

Além dos programas televisivos, um estenotipista também pode legendar reuniões, aulas, palestras e outros eventos. O nome vem do estenótipo, um aparelho com apenas 24 teclas, sem indicação de letras, usado para a digitação the flash. Nele, são gravados começos e términos de palavras mais comuns em teclas que, pressionadas simultaneamente, formam uma palavra. Assim, é necessário tocar o teclado poucas vezes para escrever a maioria delas.

Por questões de saúde, o máximo que um estenotipista deve ficar digitando ininterruptamente são duas horas — ainda assim, pela demanda de profissionais, alguns chegam a passar 8 horas na frente da maquininha. Há cursos abertos, mas apenas 400 profissionais desses no Brasil. Depois de um ano, já é possível fazer as legendas com certa rapidez, mas é necessário pelo menos mais dois anos de prática para que seja capaz de fazer isso ao vivo.

  • Nome: Simone Cristina Alves
  • O que faz: a legenda literal e simultânea do que é dito na TV ou em eventos
  • Idade: 39 anos
  • Tempo de profissão: 19 anos
  • O que é mais difícil: TV Justiça. “Não apenas pela quantidade de jargões, mas porque muitas atas e processos são lidos.”

Como funciona?

O sinal da TV chega ao computador do estenotipista no mesmo momento em que chega para o telespectador. Ele digita, simultaneamente, teclas da esquerda (para o começo das palavras) e botões da direita (que correspondem à parte final). Pode, por exemplo, pressionar uma sequência de caracteres que significa “inov” com a mão esquerda ao mesmo tempo que aperta outra para “ação” na mão direita, formando rapidamente “inovação”. As legendas são mandadas para a emissora via internet ou linha telefônica e, de lá, sobem para a tela. O caminho parece longo, mas o atraso é de 2 ou 3 segundos.

 

Curiosidades

• A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) exige que 98% das palavras da closed caption sejam grafadas corretamente.

• Cada emissora é obrigada a transmitir 8 horas diárias de programação com closed caption (4 horas de manhã e 4 horas à tarde ou à noite). Nem todas cumprem a regra.

• O teclado não tem símbolos, mas é tátil, o que permite o uso até por deficientes visuais.

About Author

Moro no Rio de Janeiro e tenho 39 anos. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Sou autora dos Crônicas da Surdez e Novas Crônicas da Surdez.

5 Comments

  • Rodrigo De Souza Brito
    24/09/2016 at 2:23 pm

    E quanto à algumas legendas que chegam antes de serem faladas? Como propagandas e filmes? Imagino o que seja, mas espero uma explicação mais detalhada. Não sou surdo, mas fiquei muito curioso a respeito dessas legendas. De uns tempos pra cá, estão errando mais de 50% da coisa, então, essa lei dos 98%, foi pro ralo. Mas é bem compreensível, pela falta de profissionais no ramo, e as horas extras indevidas.
    Muito respeito por esses profissionais!!

    Reply
  • Tania de Deus
    09/12/2013 at 1:32 pm

    Ja fiz um curso de close caption durante seis meses mas não pude terminar devido a problemas de saude com meu pai na época. Trabalhei mais de 10 anos na Herbet Richers, com legendas para filmes. Agora com minha vida em ordem gostaria de iniciar o curso novamente. Vc pode me indicar como fazê-lo? Obrigada, Tania.

    Reply
  • Janise
    05/09/2013 at 5:41 pm

    Quero dizer para a Renata, que isso já aconteceu (e acontece ainda, infelizmente)também de ficar sem as legendas. Não chega a ficar dias, mas, às vezes, em uma reportagem ou mesmo num capítulo de novela, a falta do CC me deixa irritada. E é claro que este problema só ocorre na Globo. Abraços.

    Reply
  • renata
    05/09/2013 at 11:19 am

    Legal..mas me digam uma coisa se alguem souber responder..Pq as legendas as vezes desaparecem por dias…Em casa, isso acontece muito na globo.So na globo…A Globo diz que nao e culpa dela..a Net diz que tb nao é dela…Gostaria de tirar a duvida…E so a globo que acontece isso…Nos outros canais, a CC funciona corretamente..A unica certeza que eu tenho é que a culpa nao e da minha TV…abs

    Reply
  • Simone
    05/09/2013 at 10:32 am

    Que eles sejam muuuuuito valorizados aqui no Brasil!!! Precisamos deles mesmo…

    Reply

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Iniciar conversa
Marque a sua consulta na Clínica Sonora