Menu
Fonoaudiologia / Não categorizado / Surdez

AUDIOMETRIA em CRIANÇAS: o exame que TESTA a AUDIÇÃO infantil

O exame de audiometria em crianças deve ser feita 1x por ano, principalmente em crianças pequenas em fase de aquisição de fala e linguagem e alfabetização escolar. Os primeiros anos de vida são considerados essenciais para a aquisição e desenvolvimento de fala e linguagem. É por meio da audição que a criança entra em contato com o mundo sonoro e com as estruturas da língua, por isso, a detecção de alterações auditivas e a intervenção rápida são fundamentais.

TODAS as crianças devem fazer uma audiometria anual para detecção precoce de perdas auditivas. Os adultos também, mas as crianças merecem atenção especial. É uma pena que os pediatras, os pais e os professores ainda não estejam plenamente informados sobre a importância do cuidado com a saúde auditiva nas nossas crianças. Muitos pais e mães levam os filhos ao dentista e ao oftalmo todo ano, mas não levam ao otorrino e ao fonoaudiólogo para ter certeza de que está tudo bem com a audição dos seus pequenos.

Trabalho com conscientização sobre prevenção e reabilitação auditiva, portanto, não poderia deixar de dar esse recado importante aqui no Crônicas da Surdez – especialmente porque tive minha deficiência auditiva diagnosticada apenas aos 16 anos por falta de informação.

O EXAME DE AUDIOMETRIA EM CRIANÇA: COMO É FEITO?

A minha surdez é de causa desconhecida, e meu filho é ouvinte. Uma vez por ano, religiosamente, eu o levo à Clínica Sonora, no Rio de Janeiro, para fazer uma audiometria. Ele está ficando cada vez mais familiarizado com o exame. Na semana passada, Lucas fez a sua quarta audiometria e eu filmei para vocês verem como é que é feito o exame de audiometria nas crianças.

MOTIVOS PARA AVALIAR A AUDIÇÃO DO SEU FILHO

A criança deve ser avaliada em um checkup auditivo quando:

  1. não reage a sons fortes
  2. não atende quando é chamado pelo nome
  3. já tem 2 anos e não fala nada
  4. pede para aumentar o som da TV
  5. fala alto demais e pede muito para repetir
  6. parece distraída
  7. tem dificuldade em manter a atenção
  8. tem dificuldade de aprendizagem

Existem diversos procedimentos para a avaliação audiológica infantil e eles podem ser divididos em testes objetivos e subjetivos. Os testes objetivos são aqueles que independem da colaboração  da criança, como Emissões Otoacústicas, Potenciais Evocados Auditivos e Imitanciometria. Os testes subjetivos que são aqueles que necessitam de interação da criança com o avaliador e  se baseiam na observação da mudança de comportamento frente a um estímulo sonoro, por exemplo, a avaliação do Comportamento Auditivo, Audiometria condicionada, Audiometria com Reforço Visual e Avaliação do Processamento Auditivo.

A seleção do teste mais adequado para avaliar a audição da criança depende de fatores como idade, a história clínica, a queixa auditiva, recursos de linguagem e outros comprometimentos. Em geral o fonoaudiólogo realiza uma combinação desses testes para identificar a condição auditiva da criança.

Fonoaudióloga Dra. Lena Dutra – Clínica Sonora – Rio de Janeiro

Onde fazer audiometria em criança no Rio de Janeiro RJ?

A Clínica Sonora realiza audiometria em crianças no Rio de Janeiro. As fonoaudiólogas são especializadas em diagnóstico e reabilitação auditiva. A Clínica Sonora fica na Rua Siqueira Campos 93, Copacabana, Rio de Janeiro. WhatsApp: 21 99556 2727.

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook, Whatsapp e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21.700 usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

  1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
  2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
  3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
  4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
  5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
  6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
  7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
  8. Pegar indicações de médico otorrino especialista em surdez e fonoaudiólogos do Brasil com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi sobre comprar aparelho auditivo em 42 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 




About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

No Comments

    Leave a Reply