Acessibilidade Deficiência Auditiva

Dica de acessibilidade para surdos no iPhone

Foto: Shutterstock

Há algumas semanas atrás estávamos no sofá da sala quando o celular da Dora (minha enteada) começou a piscar de um jeito que eu nunca tinha visto. Pedi que ela me mostrasse como tinha feito aquilo e acabamos chegando nas configurações de acessibilidade do iPhone.

Para quem não conhece, fica a dica: ative o flash do LED para alertas. Assim, em vez do iPhone vibrar, ele pisca super forte quando chega um WhatsApp, mensagem e afins. Economiza bateria e nos alerta de um modo beeeem mais eficiente.

FullSizeRender (1)

 

Fiquei fuçando depois e acabei descobrindo outra coisa muito boa para quem é usuário de implante coclear em apenas um ouvido. Se você ativar o áudio mono, recebe num ouvido só a informação sonora que receberia nos seus dois ouvidos.

Fiz o teste ouvindo música com cabo de áudio e Mini Mic e a sensação é a de que você está ouvindo muito mais e melhor. Desde então, minha configuração não muda. Melhora inclusive nas ligações telefônicas.

IMG_0277

 

Se alguém tiver alguma dica de acessibilidade como essas, por favor, divida conosco nos comentários! 🙂

45 amaram.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 36 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

4 Comentários

  • Ola, tudo bem?
    Trabalho com a linha Beltone no RS. Os modelos made IPhone possuem um recurso chamado “ao vivo” (ajustes>geral>acessibilidade>aparelhos auditivos).
    Com esse recurso ativado, o IPhone se transforma em um “microfone externo” digamos assim… Onde vc pode deixar ele na outra ponta da mesa e ele capta os sons quem estiver falando próximo, por exemplo, levando a informação direto para os AASIs.
    Abraço!

  • Olá!Tenho deficiência grau deverá em um ouvido e no outro é zerado, ou seja, nem aparelho funciona pois perdi totalmente a audição direita na cirurgia!Uso aparelho na esquerda pra potencializar o pouco que ainda tenho e uma das minhas dificuldades éra com telefone fico!Eu não escutava absolutamente nada!É qdo vc precisa ligar e vai naquelas benditas secretarias eletrônicas e vc não escuta a opção que precisa?És um transtorno pois eu tinha que fazer “transferência de chamada” assim quem ligasse no meu fico caia no meu celular!Até eu descobrir um aparelho próprio pra quem tem perda auditiva!Achei por acaso numa loja de produtos importados e resolveu esse problema!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.