Deficiência Auditiva Otorrinolaringologia

Indique o seu otorrinolaringologista de confiança

images

 

Não é tarefa fácil encontrar um médico otorrinolaringologista com o qual você queira se consultar até o fim da vida. Todos os dias recebo emails com relatos de pacientes contando ‘causos’ inimagináveis. É lógico que nem todo ORL é expert em surdez, e esses ‘causos’ têm mais a ver com os que não são – e por isso acabam sendo insensíveis, indelicados e por aí vai. Como não tive a oportunidade de me consultar com otorrinos de todos os Estados do país e como as mensagens me pedindo indicação de ORL de confiança em todas as cidades que se possa imaginar são MUITAS, acho que chegou a hora de vocês, leitores do Crônicas da Surdez, entrarem em ação.

Indiquem, nos comentários deste post, o otorrinolaringologista no qual vocês confiam de olhos fechados. A minha sugestão é a seguinte:

  • Nome do médico
  • Cidade e Estado onde atende
  • Endereço e telefone do consultório
  • Motivos pelos quais ele está sendo indicado

Isso facilita muito a vida de quem vem aqui atrás dessa informação!! 🙂

96 amaram.

Sobre a Autora

Paula Pfeifer Moreira

Escrevo o Crônicas da Surdez desde 2010, e também escrevo o blog Sweetest Person desde 2007. Sou bacharel em Ciências Sociais pela UFSM, escritora e empresária. Moro no Rio de Janeiro e tenho 34 anos. Meu diagnóstico é de deficiência auditiva bilateral neurossensorial e progressiva. Tenho Implante Coclear nos dois ouvidos. Em 2013 lancei o livro Crônicas da Surdez (Ed. Plexus) e em 2015, Novas Crônicas da Surdez: epifanias do implante coclear (Ed. Plexus), que já foi traduzido para o inglês.

78 Comentários

  • […] quando várias audiometrias dizem que sim. Não sei se esperam que eu mude o diagnóstico dado pelo otorrinolaringologista, mas a verdade é que fica cada vez mais claro o quanto a experiência com a surdez é parecida […]

  • Boa noite.sou Ana Paula.Tenho uma filha 12 anos e desde os 5 descobri que ela tinha um problema na audição. Foi diagnosticado perca do agudo. Ela passou a usar aparelho auditivo. Só que faço audiometria tdo ano. E nessa última audiometria constatou que ela está perdendo mais .até o grave é o médio..O médico pediu uma topografia fiz mas não mostrou por que a perca. Será que não existe um outro exame que mostre por que mi ha filha está perdendo a audição?? Ela corre o risco de ficar surda.Estou muito preocupada. Por que se agente soubesse o por que as vezes teria como reverter esse quadro.obrigada

    • Ana, é quase impossivel descobrir porque alguem tem perda auditiva progressiva.
      Ele pediu uma tomografia para ver se está tudo bem com o ouvido interno dela.
      E a perda progressiva infelizmente é irrevrsível.
      Eu perdi toda a minha audição desde os 5 anos de idade, aos 30 ja nao ouvia mais quase nada e nem aparelhos ajudavam, aí fiz um implante coclear.
      beijos

  • Boa tarde! Tenho otosclerose e zumbido constante. Uso aparelho para amplificar o som e ele também tem um gerador de som para neutralizar o zumbido. Atualmente tenho sentido sintomas de labirintite. Gostaria de uma indicação de otorrino para o meu caso, mas que atenda convênio médico. Se possível, na zona sul.
    Se alguém puder me ajudar agradeço imensamente!
    Abs

  • Paula,
    muito obrigada por essa pauta, consegui a melhor médica especialista em zumbido para o meu pai, indicada aqui por você. Minha gratidão eterna.

  • Para mim foi um achado!
    Sempre fico com dúvida quanto a qual especialista recorrer e nem sempre conhecemos alguém que nos indique o melhor profissional.
    Espero que iniciativas como essa continuem. Parabéns!!!!

  • Há 2 anos perdi, subiramente, a audição do ouvido direito. Tentri usar aparelho mas nao me adaptei, pois foi me indicafo para o ouvido esquerdo.
    Preciso de um mefico espevialhista em surdez em Sao Paulo.
    Alguem pode me indicar um ?

  • Boa noite,
    Preciso de um otorrino urgente para meu avô. O ouvido dele esta muito machucado por fora e muito inchado, ele sente coceiras dentro dele algumas vezes, e tem alguns dias que sangra. Ja levei em um otorrino mais nao adiantou. Preciso de um excelente que entenda o caso dele.
    Desde ja agradeço. Preciso de um otorrino em BH

      • Veja o comentário em 13/02/2014 feito por GREIZE.
        Foi indicado o Dr.GUILHERME SANTOS BERNARDES
        Av do Contorno, 9155 – s-401B – – Barro Preto – Belo Horizonte, MG – CEP: 30110-972
        (31) 3292-8333
        (31) 3275-2233

        Deus abençoe e boa sorte.

  • Boa noite, gostaria de um otorrino em São Paulo para o meu filho de 11 meses, pois fizemos o exame Bera hoje e foi detectado que ele não escuta. Obrigada Danielle

  • Preciso de um médico especialista em surdez na cidade de SPaulo.
    Tive uma infecção devido a natação, e subitamente veio um zumbido onde nunca mais saiu e a perda de praticamente toda audição do lado direito. Em todos os exames realizados não acusa absolutamente nada…
    Alguma indicação de um especialista???
    Obrigada!!!!

  • Meu marido teve uma perda auditiva súbita. No dia 15 de julho de 2016, desde então passou por 3 otorrinolaringologista, nenhum nos passaram confiança e até exames.
    E desde início eu insistindo para que fosse no Dr. SÉRGIO DE CASTRO, na Clínica São Braz.
    Pois vi comentário dele aqui nessa página.
    Ele foi excepcional, nos explicou monte de coisas, passou vários exames.
    E agora estamos providenciando.
    Se porventura vcs tiverem alguma dúvida com qualquer médico, procurem ate achar um em que confie.

  • Alguem conhece um bom otorrino em João Pessoa??? PB ..Meu marido começou com uma faringite aguda, com febre. Fomos ao medico e ele começou a tomar sinot clav. Durante 3 dias tomando, a febre nao passou. Outro medico cortou o antibiotico e passou benzetacil. Depois de 3 dias meu marido começou com tontura e enjoo. Desde então ele tomou mais um antibiotico chamado zinnat, fora um outro que ele estava tomando por conta de um tratamento com o urologista, fora uma suspeita de meningite , que sem nem saber se estava ou não começaram a dar medicação na veia. Um neurologista disse que essa tontura era por conta dos remedios, que tinham afetado o vestibulo. Estou nessa luta a 1 mes e a tontura diminiui mas nao passa, e ele ainda fica um pouco enjoado. Ele fez varios exames e queria um otorrino muito bom para analisar

  • Depois de uma gripe, a 2 anos atrás, fiquei com uma disfunção na tuba auditiva nos dois ouvidos.
    Ao engolir acontece estalos fortíssimos e ao prender o nariz e fazer a manobra os estalos parecem uma verdadeira metralhadora.. e o pior de tudo: O zunido. A mesma sensação de uma pancada na orelha (tapa) que provoca aquele zunido fino. Quanto menor o local, pior esta sensação. Quarto fechado, banheiros, carros.. É horrível ! Por favor, me ajudem a localizar um especialista em João Pessoa-PB e Recife-PE. Agradeço de Coração!

  • Tenho perda auditiva, dois médicos já indicaram o uso de aparelho. Faz 1 ano que venho postergando, mas agora não posso mais esperar, minha falta da audição esta atrapalhando demais a convivência com meus filhos, esposo e amigos. O zumbido é extremamente irritante!
    Gostaria de um médico referencia moro em SC, porém tenho facilidade para consultar em Curitiba também.

  • Especialista em implante coclear no Rio de Janeiro: Dr. Luciano Moreira consultorio em Copacabana fone 3734-4664 (é possivel marcar pelo whatsapp a consulta se a gente não ouve mais no telefone)

  • Gostaria de indicação de um otorrinolaringologista referência em septoplastia e adenoide no rio de janeiro.

    Obrigada

  • Eu indico a Dra. Priscila Maldonado – Otorrinolaringologista
    Clinica Fomin
    Endereço: R. Dr. Antônio José Luciano, 270 – Centro, Osasco – SP, 06010-110
    Telefone:(11) 3653-6010

    Eu e meu filho operamos e temos hoje qualidade de Vida, respiramos bem melhor após a cirurgia. É uma excelente profissional, atenciosa e prestativa.

  • Preciso muito de indicação de um otorrino no interior de SP ou capital. Estou com muito zumbido e secreção no ouvido direito e os médicos não sabem o que fazer…estou tomando remédios fortíssimos há mais de 6 meses e não há sinais de melhora, o zumbido fica cada vez mais forte e as dores são intensas.
    Por favor alguém me ajude. Obrigada

  • Gostaria de indicação de um otorrino para meu filho .
    E queria saber se alguém pode me falar sobre clínica Parlare em BH.

  • O melhor otorrinolaringologista do Rio de Janeiro é o Dr. Luciano Moreira.
    Além de atencioso ele nunca atrasa as consultas e tem muito respeito pelos pacientes.

  • Oi gostaria que me indicassem um otorrino em porto alegre para fazer cirurgia de poliposis nasal. Tenho em toda cavidade facial. Por favor alguem que eu possa me sentir confiante e que nao seja taoooo caro.

  • Queria que alguém me indicasse um otorrinolaringologista de confiança que faça cirurgia de retirada de amígdalas. Fico varias vezes com a garganta inflamada no ano e depois que vi uma reportagem sobre isso acho que descobri uma solução . Quero sabe a opinião de um especialista no Rio de Janeiro

  • Olás,

    Descobrimos que meu filho Davi tem perda auditiva há 4 meses e Deus colocou um anjo em nossas vidas… a Dra. Tatiana Patruni
    Atende no COPEC e no Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba (Plano de Saúde Unimed (Copec) e SUS e Amil no HPP)

    A cirurgia do Davi foi encaminhada ao plano de saúde e estamos aguardando liberação. Fará implante coclear bilateral.

    Abs.,
    Alessandra

  • Prezados,
    Aos 12 anos descobri que sou totalmente surda de um ouvido, com a possibilidade de ser uma surdez congênita (minha mãe teve rubéola). Agora, aos 30, estou ficando surda do outro. O processo está bem acelerado, em poucos meses perdi 30% da audição. Além disso, tem um zumbido horrível que me deixa irritada… Meu médico não explicou as causas e nem fez outros exames, só a audiometria mesmo. Quero passar com um médico atencioso, que faça exames, investigue a causa e explique se é reversível com cirurgia ou aparelho… Moro no interior de SP e quero ir num médico da capital. Vocês podem me indicar algum? Obrigada!

  • Gostaria de algum médico em Santos. Alguém conhece? Preciso com a máxima urgência, e que o médico tenha conhecimentos para surdez, obrigada a todos.

  • São Paulo, SP

    Dr. Adriano Nardomarino
    Dr. Wagner Zetulla

    Clinica IPO
    R. Dr. Joao Clímaco Pereira, 46
    Itaim Bibi – São Paulo/SP
    Telefone: (011) 3849-0543
    Site: http://www.ipo.med.br

    São muito bons esse dois médicos, pelo atendimento e atenção ao paciente.

  • Oi, aqui no Rio de Janeiro indico o Dr. Luciano Moreira. Foi através dele que conheci meus AASI Nayda 5 e 9 da Phonak. Mas agora estou perdendo a discriminação das palavras e estou partindo para um implante coclear, que aliás será feito poe ele. Ele é referência em IC aqui no RJ. Seu consultório fica na

    Rua Siqueira Campos, 93 sala 1101. Copacabana
    http://www.portalotorrino.com.br

    Ele trabalha com uma fonoaudióloga maravilhosa que é a Marcia Cavadas, e também me indicou uma outra fono espetacular, Gisele Aquino (da Phonak – 21 2255-9342) que regula meus AASI.

    Dr. Luciano além de ser um médico calmo, tranquilo, que articula bem os lábios (não há quem não entenda o que ele fala), está sempre se atualizando através de congressos no exterior. É um médico de alto gabarito.

  • Sou mineira, mãe da Gabriela que usa AA há mais de 3 anos e fui abençoada por toda equipe que proporcionou um diagnóstico preciso, adaptação tranquila e um acompanhamento nota mil só tenho a agradecer esses profissionais e indico:

    Otorrino : Dr. Ricardo Maurício Novaes
    Fono: Dra. Luciana Alves Bernardi
    Dra. Kheline Naves

    INSTITUTO SÃO LUCAS
    Rua Francisco Sales, 16
    34 3236-0411
    Uberlândia – MG

    • Maria,

      o meu filho faz terapia no CEAL-LP que é o centro de referência do DF em reabilitação audiológica. Lá existe a clínica audiológica que também é referência em atendimentos e exames. Não sei como funciona para se consultar lá, pois o meu filho já veio encaminhado pelo SUS e por Bauru para o Ceal-LP quando eu me mudei para Brasília, mas o telefone de lá é 61 33499944 peça para falar na clínica audiológica, qualquer coisa peça para falar com a assistente social Sandra que talvez elas possa te ajudar.

      • Nelson Cruz
        São Paulo
        Rua Maestro Cardim, 770 tel 11 31700899

        Tive tuberculose nos ouvidos, e ele foi o médico que conseguiu diagnosticar meu caso. É um excelente cirurgião, muito atencioso e um profissional sensacional. Se não fosse por ele, talvez não estivesse aqui hoje. Já operei 5 vezes com ele (cirurgias nos dois ouvidos) e operaria de novo quantas vezes fossem necessárias caso ele seja o cirurgião.

  • Dr Kleber Falcão Rebelo.
    Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen, Av das Américas, 3434, Bl. 05, sala 215 Barra da Tijuca- RIO DE JANEIRO. Fone 3431-3605. Muito competente,atencioso educado. Fechou o diagnóstico correto do meu filho na primeira consulta. Sem contar que a fono que trabalha com ele a Dra Norma Fidalgo, é excelente,conhecida em todo o Rio pela sua competência.

  • Recomendo o HOSPITAL OTORRINO DE GOIANIA – Dr. Carlos Roberto Tavares .
    Super Indico o CRER – em GOIANIA. O CRER É MUITO PARECIDO COM O CENTRINHO DE BAURU.

    • Carla,

      eu fiz o primeiro BERA do meu filho no Hospital Otorrino de Goiania. Odiei, meu filho tinha 3 meses, eu marquei o exame para o primeiro horário do dia, pois ele teria que ficar de jejum durante 8 horas. O horário estava marcado para as 7:30, fiquei esperando o anestesista que iria sedar o meu filho para fazer o exame até as 9:30 da manhã com o meu filho em jejum, todo mole no meu colo. Para piorar quando levei o resultado do BERA, que apresentava ausência de resposta para todas as frequencias do exame, o médico Dr. Olegário, que é o top em cirurgia de adenóide, e um dos donos do hospital, virou pra mim e disse que eu devia esperar no mínimo até os 6 meses para repetir o exame que podia ser falta de amadurecimento do cérebro e que a situação podia se alterar. Como eu fiquei encucada eu resolvi consultar com o Dr. Sérgio Martins, que eu citei acima, lá no CRER, ele imediatamente providenciou para que meu filho conseguisse o AASI e que começasse a fazer fono no CRER e me encaminhou para Bauru.

  • Dr. Luiz Fernando Pires de Melo

    R. Mariz e Barros , 302 , Icaraí, Niterói – RJ
    Telefone: (21) 2612-2288

    Ele foi o único que descobriu a minha disfunção tubária, quando perdi a audição ouvia um barulho de água, como se tivesse água no meu ouvido o tempo inteiro e todos os outros otorrinos diziam que eu estava falando aquilo por não querer aceitar usar aparelho auditivo.
    Sem contar que o filhinho de 2 anos da amiga da minha mãe todos os médicos diziam que ele era surdo, quando foi ao Dr. Luiz ele viu que o menino produzia mais cera do que o normal e que ele não tinha nenhuma perda auditiva, era acumulo de cera.

  • Dr Lavinsky e equipe de otologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
    Endereço:
    Rua Ramiro Barcelos, 2350
    CEP 90035-903 – Porto Alegre/RS
    (51) 3359-8249 – Zona 19 ( SUS)

    Clínica Lavinsky (particular e convênios)
    Rua Quintino Bocaiúva, 673 – Floresta, Porto Alegre – RS, 90440-050
    (51) 3332-0032

    Sou usuária de IC, fui operada pela equipe do Dr Lavinsky no Hospital de Clínicas em Porto Alegre há 2 anos. Mas sou paciente do hospital há 10 anos.Sempre fui bem atendida. Recomendo porque na minha opinião não existe melhor.

  • Sou de Belo Horizonte-MG.Indico Dr.Guilherme Santos Bernardes.Além de ser um excelente profissional é um Gentleman.
    Isso faz toda uma diferença.
    Atende no Hospital Felício Rocho e na clínica dele.

    • Oi Greize….conheço este Dr. Guilherme Bernardes e uma vez consultei com ele mas achava que era “apenas” um otorrino e não sabia que é “especialista em surdez”.

      Sim, um gentleman e bom médico.

      Bjs

  • Dr. Adriano Amorim
    Rua Frei Matias Tevis 285
    Bairro: Ilha do Leite (Empresarial Graham Bell)
    Recife
    Tel: 2125-7701

    Na verdade retirei um tumor do centro do ouvido esquerdo onde o mesmo já tava comendo o osso, sou surdo unilateral irreversível desse ouvido, retirei o tumorzão com Dr. Nelson Caldas (era um otorrino referência aqui em Recife, professor da UFPE e tudo mais, ele parou de clinicar), aí descobri que Dr. Adriano foi aluno de Nelson Caldas, fui lá e gostei muito e ele virou meu médico de revisão já fazem uns 10 anos, depois ele operou meu irmão e 2 primas minhas do nariz. É um médico bastante qualificado.

  • Dr. Pedro Paulo BIDART SAMPAIO ROCHA
    Campo Grande, Mato Grosso do Sul
    Rua Goiás, 771
    Telefone 3327-3030

    Depois de duas cirurgias desnecessárias, “confirmadas” por outros dois otorrinos, foi o dr. Pedro Paulo que indicou o fonoaudiólogo Oswaldo Paiva, o qual fez o diagnóstico correto para a Gabriela: AASI. Para diagnóstico, dr. Pedro Paulo e fono Oswaldo: superindicados.

  • Dr. Sérgio Martins
    Goiânia, Goiás
    Clínica São Braz – Rua 6-A Nº 221 St.Aeroporto Goiânia -GO (62) 3521-6161
    CRER – Avenida Vereador José Monteiro, nº 1655, Setor Negrão de Lima / Goiânia – Goiás.

    o Dr. Sérgio foi o primeiro médico a me dar uma luz. Antes dele tinha passado por alguns médicos péssimos que me falaram inclusive que a ausência de resposta ao BERA do meu filho não era nada. Ele me orientou de forma correta, imediatamente me encaminhou para receber o AASI pelo SUS e a começar a fono pelo SUS e me encaminhou para BAURU. Hoje o meu filho é implantado pelo Centrinho e como não moro em Goiânia mais eu quase nunca vou no Dr. Sérgio, mas eu super indico ele pois ele é competente, atencioso e me ajudou muito no momento mais complicado da deficiencia!

    • Camila tambem consultei com ele agora em marco / 2016, realmente bem diferente dos 7 especialisatas que já havia passado.
      Estou realizando a gama de exames que ele me passou, quer por tudo saber a razão da minha perda auditiva ate agora não esclarecida.
      Sai de lá com lagrimas nos olhos, recomendo !

Deixe seu comentário