Menu
Deficiência Auditiva / Surdos Que Ouvem

AMIGOS SURDOS: encontre pessoas surdas para conversar

amigos surdos

Que a jornada da surdez é assustadora e solitária, todos nós sabemos. Mesmo com1,5 bilhão de pessoas com algum grau de perda auditiva no mundo, às vezes parece que somos os únicos na nossa escola, no nosso trabalho, na nossa cidade. E isso é uma droga, porque potencializa ainda mais a sensação de ser só.

Nunca tive amigos surdos, e esse foi o principal motivo que me levou a criar o Crônicas da Surdez em 2010. Eu queria ser para as pessoas a amiga surda que nunca tive, aquela confidente com a qual era possível conversar sobre qualquer assunto relacionado a deficiência auditiva, aparelhos auditivos e, mais tarde, ao implante coclear. Não ter tido essa pessoa fez muita falta na minha infância, adolescência e vida adulta. Às vezes me pego pensando como as coisas teriam sido diferentes se eu tivesse a presença de uma amiga surda questionadora, que me chacoalhasse, criticasse minhas atitudes infantis, incentivasse o uso dos aparelhos auditivos e me ajudasse a correr atrás dos meus sonhos em vez de me esconder atrás da perda auditiva.

Interagir com pessoas que também eram surdas como eu foi um divisor de águas na minha vida. Porém, durante muitos anos após a criação do Crônicas, continuei sem ter amigos surdos na vida real, apesar de ter milhares deles na internet. Só depois que me mudei para o Rio de Janeiro, em 2014, é que tive a chance de cultivar amizades com outras pessoas surdas, de verdade, ao vivo e a cores.

Ontem, duas amigas surdas vieram na minha casa. Nós ficamos quatro horas conversando e contando nossos causos envolvendo a surdez e o silêncio, já que somos as três casadas com ouvintes e temos filhos ouvintes também. Demos muita risada. Quando elas foram embora, fiquei pensando que conversar sobre surdez com amigos surdos é infinitamente diferente do que conversar com amigos ouvintes ou qualquer outro ouvinte que faça parte do nosso convívio próximo.

Amigos surdos entendem como nos sentimos com a surdez. Amigos surdos sentem a nossa dor quando sofremos capacitismo. Amigos surdos sabem como é cansativo e desafiador usar aparelhos auditivos. Amigos surdos também ficaram em dúvida sobre fazer ou não implante coclear. Amigos surdos também têm filhos e cônjuges ouvintes que lhes deixam de cabelo em pé em várias situações. Amigos surdos sabem o que significa uma pilha auditiva que acaba na hora mais imprópria. Amigos surdos também já sentiram vergonha da deficiência auditiva um dia. Amigos surdos também estiveram no armário da surdez, e por aí vai.

Grupo SURDOS QUE OUVEM: faça amigos surdos

Você se sente sozinho? Solitário? Não tem com quem conversar sobre a sua surdez? Gostaria de tirar mil dúvidas sobre os seus aparelhos auditivos? Gostaria de conversar com pessoas que já usam implante coclear há bastante tempo? Precisa de indicação de otorrino especializado em surdez e fonoaudiólogo de confiança? Quer conhecer na vida real pessoas como você, que enfrentam a perda auditiva de cabeça erguida todos os dias? Quer conhecer ao vivo e a cores outras mães de surdos que ouvem e proporcionar ao seu filho que ele tenha amigos surdos?

Somos 22.000 pessoas com algum grau de deficiência auditiva no Grupo SURDOS QUE OUVEM.

Mais importante do que a fase inicial de entrar nesse grupo e ler milhares de posts e comentários feitos por outras pessoas surdas a respeito dos mais variados assuntos é partir para a ação. Como assim? Estou falando de descobrir quem são as pessoas do grupo que moram na sua cidade e tratar de conhecê-las na vida real. Convide para um café. Convide para dar uma volta e conversar. Crie um grupo local de #surdosqueouvem. Só a internet não basta, as interações humanas são infinitamente mais poderosas.

FICA O DESAFIO: faça amigos surdos!

Se você não é membro do Grupo Surdos Que Ouvem, torne-se membro hoje mesmo.

Se você já é membro do nosso grupo, bora tomar a iniciativa de conhecer outros #surdosqueouvem na sua cidade. Faça um post perguntando, por exemplo: “Quem aqui mora no Rio de Janeiro?“. Espere o pessoal responder e organize um encontro no final de semana. Conheça novas pessoas e faça amigos para o resto da vida, pessoas que vivem na pele os desafios da surdez, com as quais você terá trocas intensas e significativas que vão te ajudar a evoluir.

Bora?

COMO ENTRAR PARA O GRUPO SURDOS QUE OUVEM

Para ganhar acesso a ele, basta se tornar Apoiador Mensal do Crônicas da Surdez a partir de R$5.

CONEXÕES SONORAS

Se você é novato por aqui talvez não saiba que já fizemos vários eventos para surdos que ouvem ao vivo e a cores. Os mais incríveis deles foram os Conexões Sonoras Porto Alegre, Curitiba e São Paulo. Assista aos vídeos abaixo para entender o poder de ter amigos surdos na vida real, de ouvir o que outras pessoas como você tem a dizer, de compartilhar suas dores e conquistas. Isso pode mudar tudo na sua vida. Sério!


Mais vídeos sobre surdez







NOSSAS REDES SOCIAIS

LIVROS CRÔNICAS DA SURDEZ

Neste link você encontra os seguintes livros:

  1. Crônicas da Surdez: Aparelhos Auditivos
  2. Crônicas da Surdez: Implante Coclear
  3. Saia do Armário da Surdez

RECEBA NOSSAS NOVIDADES NO SEU EMAIL

Clique aqui para receber.

About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez.

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.
    Iniciar conversa
    Grupo SURDOS QUE OUVEM
    Grupo SURDOS QUE OUVEM