Menu

Se o seu filho tem deficiência auditiva, você chegou ao lugar certo. Antes de ler a carta que escrevi para você que tem um filho surdo (sou uma surda que ouve com dois implantes cocleares após perder toda a audição desde os 6 anos de idade) saiba que temos uma comunidade grande com centenas de famílias e mães de crianças com todos os graus de perda auditiva.

Tornar-se membro do Clube dos Surdos Que Ouvem vai ser uma BÊNÇÃO na sua vida e tornar a jornada da surdez da sua criança infinitamente mais fácil e mais leve. Temos um grupo de Telegram com mais de 200 mães de crianças com perda auditiva do Brasil inteiro. Junte-se a nós, porque fazer parte de uma tribo que enfrenta os mesmos desafios que você todos os dias é transformador!

E não esqueça: é FUNDAMENTAL que o seu filho seja acompanhado por um médico otorrino especialista em surdez!

Meu filho tem DEFICIÊNCIA AUDITIVA

Para a mãe cujo filho foi diagnosticado com surdez,

Eu sinto muito. Essa notícia vai doer por um bom tempo e talvez doa pela vida toda, mas tenha em mente que o mais importante não é o que nos acontece, mas como reagimos a isso. É você quem vai ensinar o seu filho, de hoje em diante, como transformar o peso da surdez em leveza. E, para conseguir fazer isso, você terá que aprender muitas coisas e desaprender outras tantas. Comece, desde agora, a olhar para o seu filho com os SEUS olhos, a exergá-lo com o SEU coração e a ajudá-lo a desenvolver todas as suas potencialidades desde cedo. Ele não é incapaz, nem coitadinho e muito menos digno de pena. Ele apenas não ouve, ou ouve mal – e teve sorte de nascer na melhor época da história da humanidade para as pessoas com perda auditiva. A tecnologia e a medicina hoje são muito poderosas.  Mãe, vai ser assustador no começo e cansativo durante alguns anos, mas eu te prometo que o seu esforço vai valer a pena.

Deixe para chorar à noite, escondida se for preciso, mas durante o dia a sua missão é descobrir as melhores formas de ajudar o seu bebê ou a sua criança com perda auditiva. Permita-se sentir triste, assustada e com raiva. Mas não perca tempo com isso, porque vocês estão correndo contra o tempo. A precocidade é fator FUNDAMENTAL de sucesso na reabilitação auditiva. Seu filho não pode esperar e vocês não têm tempo a perder.

Minha surdez foi diagnosticada tarde e fui uma criança que ouvia mal sem sequer saber disso. Mas eu percebia claramente o quanto minha dificuldade auditiva machucava a minha mãe. A boa notícia é que os tempos mudaram e a tecnologia evoluiu. Você não vai precisar passar por tudo o que as mães dos anos 70, 80, 90 e 2000 passaram. A verdade é que vai ser infinitamente mais fácil tanto para você quanto para o seu filhote! Eu e muitas mães de outras crianças surdas estamos aqui de braços abertos para te ajudar.

Não existe manual para essas coisas

Não existe certo e errado. Cada mãe, cada pai e cada família acabam encontrando o seu próprio jeito. Às vezes a grama do vizinho parece mais verde, eu sei, mas a audição humana é algo tão único que as comparações não cabem e não são úteis também. Não caia na cilada de ficar comparando o seu filho com outras crianças.

Seu filho surdo é único, bem como a trajetória que vocês enfrentarão por causa da surdez. Vocês não estão preparados para tudo o que ainda está por vir, mas sossegue o seu coração porque, no fim, tudo vai dar certo. Nas horas mais difíceis a gente encontra força e energia em lugares impensáveis. Vai ser assim com vocês também.

Eu não vou mentir: é assustador

Como minha surdez era progressiva, eu só parei de sentir medo dela quando cheguei ao fim da linha e não ouvia mais nada. Passei todos os anos da pré-escola e do ensino fundamental sem saber que estava perdendo a audição dia após dia. As professoras me chamavam e eu não ouvia, os colegas gritavam para mim e eu não percebia. As pessoas riam pelas minhas costas, e eu não contava nada para a minha mãe porque não queria trazer mais problemas para casa (nós já tínhamos problemas o suficiente!). Enfrentei a minha surdez navegando na ignorância e precisei criar, ainda criança, uma série de estratégias de sobrevivência. O seu filho com deficiência não vai precisar passar por isso, mãe. Vocês já sabem que ele tem algum grau de surdez. Agora, é mãos à obra em busca da melhor solução para ajudá-lo a ouvir melhor ou a voltar a ouvir. E, se a tecnologia não for uma possibilidade para ele, fique tranquila também: a língua de sinais vai ajudá-lo a se comunicar e vocês aprenderão juntos.

Se o seu bebê precisar usar aparelhos auditivos…

Você vai aprender a se encantar por cada mísero som da face da Terra junto com ele. Você vai chorar cada vez que chamá-lo e vir aquela cabecinha linda virando na sua direção. Você vai aprender a falar articulando bem os lábios e juntos vocês desenvolverão um superpoder chamado leitura labial.

Você vai passar bons anos ajudando-o nas idas à fonoaudióloga, você vai morrer de medo a cada audiometria, você vai chorar quando ele sofrer alguma decepção por causa da surdez e vai chegar o dia em que ele irá te perguntar porque ele é diferente. Talvez a pergunta mais difícil de responder seja essa: “Mãe, quando eu não vou mais precisar dos aparelhos auditivos?“. E você vai responder com toda a sinceridade do mundo: ser diferente às vezes é solitário e cansativo, mas é tão bonito e nos torna seres humanos tão melhores!

Educar a sua família a respeito da diversidade da surdez pode ser a mais cansativa de todas as tarefas. As avós vão “rezar pela cura”, os avôs podem entrar em negação, o pai pode se isolar e não participar da reabilitação auditiva do seu filho surdo como você gostaria, os irmãos podem se sentir negligenciados. Calma. Respira. Aos poucos, você vai ficando mais forte, adquirindo mais conhecimento e aprendendo a lidar com as situações familiares desagradáveis da melhor forma, fazendo com que todos se tornem grandes aliados e ajudantes.

O ouvido biônico

Se o seu bebê precisar fazer implante coclear, você vai chorar até desidratar ao vê-lo entrar na sala de cirurgia. Até que ele fale pela primeira vez você passará dias e noites se questionando sobre ter tomado a decisão certa. Mãe, um conselho muito importante: quando se trata do IC, a precocidade é fator fundamental de sucesso. Deixe o medo pra lá, os médicos sabem o que fazem. Não dê ouvidos para as pessoas que vierem te contar mentiras sobre o implante coclear para te assustar e seja completamente surda para os julgamentos das pessoas. Vai aparecer muita gente metendo o bedelho na sua decisão, mas é assim mesmo com tudo o que tem a ver com a maternidade.

Seu coração vai saltar pela boca de emoção e nervoso no dia da ativação do implante coclear do seu pequeno. Você vai sentir orgulho quando ele crescer um pouquinho e pedir pra colocar o IC porque quer te ouvir e porque sente necessidade de ouvir. E você também vai sentir orgulho de você mesma por ter dado ao seu filho surdo a chance de se tornar um surdo que ouve, porque isso vai abrir infinitas portas na vida dele no futuro – além de manter o cérebro do seu pequeno sendo continuamente estimulado pelos sons.

Não se culpe, não fique se perguntando o que fez de errado durante a gravidez para que seu filho nascesse surdo. Minha mãe achava que eu era surda porque ela foi atropelada por uma bicicleta no sétimo mês de gestação. As coisas são como são e nós não temos controle sobre nada nessa vida, embora a gente goste de achar o contrário. Não perca seu tempo com lamentações e não fique obcecada em descobrir a causa da surdez do seu filho. Foque na rápida busca pela reabilitação auditiva, e ela começa indo a um médico otorrino especializado em surdez. Peça uma segunda (e até uma terceira) opinião médica para se sentir mais segura. Converse com outras mães de crianças com deficiência auditiva, faça perguntas, abra o seu coração e peça ajuda.

As lições da surdez

Seu filho surdo vai passar a vida toda lhe ensinando lições lindíssimas sobre resiliência, força, capacidade de adaptação, vontade de ultrapassar limites e sobre a beleza das pequenas coisas. Eu não ouvia nem a turbina de um avião, hoje acho até os sons mais chatos, lindos.

A sua perspectiva sobre muita coisa vai mudar e em pouco tempo você nem irá reconhecer aquela pessoa que costumava ser. Essa criança que não escuta vai te ensinar coisas que você jamais imaginou sobre o sentido da vida, sobre as pessoas e sobre como somos todos iguais apesar de sermos tão diferentes. Você vai amadurecer em um ano o que talvez só amadureceria após uma década. Seu pequeno vai te fazer encontrar força e coragem sempre que vocês dois precisarem. Você é a rocha e a bússola dessa criança, nunca se esqueça disso. Guie o seu filho na direção certa: a da autoaceitação. Conversem aberta, contínua e furiosamente sobre tudo o que envolve a surdez e jamais façam dela um tabu. Você vai ensinar o seu filho a responder todas as perguntas que farão a ele fora de casa, e assim ele irá para o mundo sem medo de nada e nem de ninguém.

Posso lhe pedir uma coisa?

Ensine o seu bebê a ter orgulho de ser quem ele é! Jamais faça-o sentir vergonha dos aparelhos auditivos ou do implante coclear. Comece a ler sobre Capacitismo e Surdez. Nunca, jamais, em hipótese alguma, projete no seu filho a vergonha que você sente ou deixe-o perceber que o assunto surdez lhe faz sentir desconfortável. Lembre-se: ele se espelha em você para tudo, inclusive para saber como deve reagir à própria perda auditiva. Ele aprende a se ver através dos seus olhos, mãe.

Empodere-o explicando cada detalhe da sua peculiaridade, responda as suas perguntas e, mais importante, antecipe as perguntas que você sabe que ele fará. Você não é capaz de proteger seu filho 24hs, em todas as situações. Por isso, tem que ensiná-lo a se proteger sozinho. As pessoas e as outras crianças podem ser cruéis sim, e nós precisamos descobrir o melhor jeito de lidar com essas coisas quando elas acontecem o mais cedo possível. Não sinta medo de conversar com o seu filho sobre as coisas difíceis.

Ter um filho que não escuta é ouvir o mundo com outros ouvidos.

Por mais assustador que pareça, daqui uns anos você vai olhar para trás e perceber que a estrada foi cheia de buracos e curvas perigosas, mas valeu a pena! Vocês terão uma cumplicidade e uma ligação intensas que irão transpor todas as dificuldades e barreiras. Vocês dois vão elevar a outro nível a capacidade de se entender apenas com um olhar. Seu filho surdo vai te ensinar a ouvir, a amar, a perdoar, a ensinar, a compreender e a se comunicar de um jeito que nenhuma outra pessoa no mundo seria capaz.

O amor é maios poderoso do que qualquer diagnóstico. Não se apavore com a palavra surdez, busque os melhores profissionais de saúde que puder, faça amizade com outras mães e siga a sua intuição. A tecnologia, a medicina, a fonoaudiologia e outras pessoas que enfrentam a surdez estão aí, prontas para te ajudar! Você NÃO ESTÁ SOZINHA.

Com carinho,

Paula’

CURSO ONLINE PARA PAIS DE BEBÊS E CRIANÇAS COM SURDEZ

Para saber todos os detalhes sobre o curso e fazer sua inscrição, clique aqui.

O processo para fazer um bebê ou criança com perda auditiva ouvir melhor ou voltar a ouvir, chamado “reabilitação auditiva”, é um processo que envolve a tecnologia, idas a médicos e a especialistas, e muitas questões emocionais ligadas à autoestima e até mesmo à vergonha.

 

CONTEÚDO DO CURSO

MÓDULO 1

  • Aula 01: Meu Filho é Surdo! E Agora?
  • Aula 02: O Susto e as Emoções Envolvidas
  • Aula 03: Causas, Tipos e Graus de Surdez
  • Aula 04: Tratamento das Perdas Auditivas Leves e Moderadas
  • Aula 05: Tratamento das Perdas Auditivas Severas e Profundas
  • Aula 06: O Papel dos Pais na Estimulação da Linguagem
  • Aula 07: A Importância da Autoestima na Criança Surda
  • Aula 08: Direitos da Criança Surda
  • Aula 09: Implante Coclear

MÓDULO 2

  • Aula 10: Para os Pais Que Estão Iniciando a Jornada da Surdez
  • Aula 11: Não Tenha Vergonha Que Seu Filho Use Aparelho Auditivo
  • Aula 12: Atitudes Que Você Deve Evitar Pelo Bem do Seu Filho
  • Aula 13: Conselhos Para Pais de Crianças Surdas-parte 1
  • Aula 14: Conselhos Para Pais de Crianças Surdas-parte 2
  • Aula 15: Como Lidar Com o Bullying
  • Aula 16: A Nova Geração de Surdos Que Ouvem
  • Aula 17: Estratégias Para Vencer as Dificuldades Práticas do Dia-a-Dia
  • Aula 18: Como Lidar com a Curiosidade das Outras Pessoas
  • Aula 19: O Que Você Pode Fazer Pelos Outros Pais
  • Aula 20: Aparelhos Auditivos
  • Aula 21: Autoadvocacia e tecnologias em sala de aula

AULAS EXTRAS

  • Aula 22: Introdução ao Capacitismo
  • Aula 23: Perguntas e Respostas da Psicóloga, Parte I
  • Aula 24: Perguntas e Respostas da Psicóloga, Parte II
  • Aula 25: Será que meu filho vai falar?
  • Aula 26: Perguntas e Respostas com a Fonoaudióloga Reabilitadora
  • Aula 27: Perguntas e Respostas sobre implante coclear
  • Aula 28: Perguntas e Respostas sobre surdez com Dr. Luciano Moreira
  • Aula 29: Perguntas e Respostas sobre implante coclear com Dr. Luciano Moreira
  • Aula 30: Futuro anticapacitista com Lau Patron
  • Aula 31: Capacitismo e Surdez com Paula Pfeifer

FAÇA SUA INSCRIÇÃO E SEJA ALUNO

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 





About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

63 Comments

  • […] O DIAGNÓSTICO DE SURDEZ DO SEU […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] Carta para a mãe que acaba de receber o diagnóstico de surdez do seu filho […]

    Reply
  • […] O diagnóstico dela foi horrível, pois o médico foi curto e grosso, disse que a surdez era progressiva e que um dia ela iria perder toda a audição. Ele podia ter sido mais suave no […]

    Reply
  • […] A surdez é uma deficiência interna, invisível, a qual ninguém consegue ver pois o ouvido fica dentro da cabeça! […]

    Reply
  • Alessandra
    12/11/2020 at 15:38

    Mim vi nessa história fiquei arrepiada ….apesar de parcer com a história de muitas pessoas com deficiência auditiva….também tem um filho lindo q nasceu com perda profunda severa bilateral foi descoberto com dois mês ….quase morro de tanto chorar achava um mundo distante de informações sobre deficiência audita ….masguardei as lágrimas e fui atrás de informações sobre isso…..graças ele foi implantado bilateral com um ano de vida …hoje ele vai fazer três anos eu dois de implante coclear…..fala tudo com muita perfeição tudo lindo e perfeito como sou grata dessa tecnologia existir …. Davi hoje fala e mim ouve …..sou a mãe mais feliz e completa

    Reply
  • Malu
    02/03/2020 at 15:51

    Muito obrigada por nos ajudar nessa caminhada!!!

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      04/08/2020 at 15:52

      Olá Malu,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • Janete pais
    26/07/2019 at 22:15

    Essa carta acalmou meu coracao que esta aflito pela reabilitacao auditiva do meu filho. Obrigada

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      17/08/2020 at 16:57

      Olá Janete,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • Rosane martins dos santos
    22/04/2019 at 15:20

    Nossa me vi totalmente nesta historia ..mI medeu muita forca obg pelos seus artigos..lindos todos.

    Reply
    • Pryscilla Cricio
      18/08/2020 at 18:08

      Olá Rosane,

      Tudo bem?

      Venha para o nosso grupo fechado no Facebook com mais de 15.300 pessoas com deficiência auditiva que usam aparelhos ou implantes. Para se tornar membro, é OBRIGATÓRIO responder às 3 perguntas de entrada.

      https://www.facebook.com/groups/CronicasDaSurdez/

      E para receber avisos sobre nossos eventos e cursos, por favor, clique e responda 4 perguntas (leva 30 segundos):

      https://forms.gle/MVnkNxctr1eahqR5A

      Estamos te esperando!

      Abraços,

      Equipe Surdos Que Ouvem

      Reply
  • Renato costa
    07/05/2018 at 01:20

    Seu relato me deu bastante conforto.
    Deus te abençoe.

    Reply
  • Clívia
    06/05/2018 at 22:00

    Sua carta é sensacional! Você conseguiu descrever exatamente tudo o que passei quando descobri a surdez de meu pequeno. Passei por um luto, fiquei deprimida… Mas, a necessidade de lutar por ele me fortaleceu e me fez mudar a forma como eu enxergava o mundo. A surdez de meu filho me fez ser uma pessoa melhor.
    No dia em que ele implantou, quase desidratado de tanto chorar. E, ao recebe-lo de volta, o segurei por horas em meu colo.
    No dia da ativação estava cheia de expectativas, pensei que ele já sairia me chamando de mamãe (risos). Daí a ficha caiu, era só o começo.
    Esse ano completam 4 anos de Implante, e se tivesse que escolher, faria tudo de novo. Cada descoberta, cada nova palavra é um momento único.
    Ainda estamos só no começo, mas já temos uma bagagem enorme com nossas histórias.
    Parabéns pelo texto!

    Reply
  • Clívia
    06/05/2018 at 21:59

    Sua carta é sensacional! Você conseguiu descrever exatamente tudo o que passei quando descobri a surdez de meu pequeno. Passei por um luto, fiquei deprimida… Mas, a necessidade de lutar por ele me fortaleceu e me fez mudar a forma como eu enxergava o mundo. A surdez de meu filho me fez ser uma pessoa melhor.
    No dia em que ele implantou, quase desidratado de tanto chorar. E, ao recebe-lo de volta, o segurei por horas em meu colo.
    No dia da ativação estava cheia de expectativas, pensei que ele já sairia me chamando de mamãe (risos). Daí a ficha caiu, era só o começo.
    Esse ano completam 4 anos de Implante, e se tivesse que escolher, faria tudo de novo. Cada descoberta, cada nova palavra é um momento único.
    Ainda estamos só no começo, mas já temos uma bagagem enorme com nossas histórias.
    Parabéns pelo texto!??

    Reply
  • Benedito Clementino da Silva
    07/02/2017 at 13:10

    Olá Paula Pfeifer Moreira. BOM DIA. Gostaria de ter o prazer de te conhecer pessoalmente um dia. A CYNTHIA HARUMI minha filha da qual nos referimos no comentário é mais nova do que você apenas seis anos. Fiquei emocionado ao ler esta matéria (crônica da surdez) relatada como CARTA PARA A MÃE QUE ACABA DE TER UM BEBÊ DIAGNOSTICADO COM SURDEZ. Eu e minha esposa passamos por isso e sabemos como é. Com uma diferença: Sempre acreditamos que Deus havia nos dado um presente especial. Por isso no meu comentário no FACEBOOK escrevi o seguinte:
    CARÍSSIMOS AMIGOS BOM DIA. Estou COMPARTILHANDO essa matéria para que todos tenham a possibilidade de conhecer o mundo dos surdos. A autora é deficiente auditiva, porém escritora especializada no assunto surdez. É simplesmente maravilhoso e edificante o que a Paula Pfeifer Moreira escreveu. Cada vez eu me convenço mais de que eu e minha esposa trilhamos corretamente para atender as necessidades especiais da CYNTHIA HARUMI nossa filha. TUDO VALE A PENA QUANDO FEITO COM AMOR E SOB AS GRAÇAS DE DEUS. (CLEMENTINO, poeta e músico de São Sebastião- SP/BR).

    Reply
    • Paula Pfeifer Moreira
      08/02/2017 at 08:26

      Benedito, sendo poeta, fica o convite: que tal escrever uma “Carta para minha filha surda”?
      E publicamos aqui!
      🙂
      Beijo

      Reply
  • Keilah Ayres
    07/02/2017 at 09:09

    Bom dia Paula,
    Nossa como não nos enxergar em suas lindas Palavras? Agradeço a Deus tds dias pelo filho PERFEITO q Ele me deu!Sempre falo q não seria 1/3 da mãe q sou se meu filho não fosse exatamente como ele é!Tenho mto ORGULHO dele é o ensino a se orgulhar de si tb! Obrigada Paula por fazer do meu dia hoje mais bonito!
    Abraço apertado e um bj fraterno?

    Reply
  • Cristiana de Sousa.
    07/02/2017 at 07:29

    Parabéns por compartilhar! Sou mãe de um menino, que é deficiente auditivo e senti na pele tudo isso. Hoje ele está prestes a fazer 20 anos e chegamos aqui com muita força.. pois o caminho foi difícil. Muito obrigada pela carta ?.

    Reply
  • Siena
    05/02/2017 at 20:41

    Passando mal de tanto chorar ? ??????

    Reply
  • Patrícia Batista
    17/11/2016 at 18:05

    Olá Paula, realmente ler este seu texto é qualquer coisa de fenomenal. Sou mãe de uma linda menina chamada Carlota, uma bebé de nove meses, a quem foi diagnosticada surdez. Estamos neste momento no hospital. Ela acabou de ser implantada no lado esquerdo. Espero que daqui a uns anos, olhe para trás e veja que todo o esforço, sofrimento e angústia, valeram a pena. Obrigada pela força.

    Reply
  • Vanessa Polli
    12/10/2016 at 01:19

    Não consegui conter as lágrimas! Minha bebê nasceu com surdez profunda bilateral em função de uma tal conexina 26. Está usando aparelhos desde os 6 meses. Tem indicação de IC. As vezes tenho muito medo do mundo!

    Reply
  • Juliana Malafaia
    05/08/2016 at 21:27

    Impossível não chorar, meu coração tá todo mole!

    Reply
  • Nena
    20/06/2016 at 17:54

    Estou muito assustada com o diagnóstico, mas ler seu texto me tranquilizou a alma. Neste momento tão difícil é gratificante ouvir histórias assim. Obrigada de verdade.

    Reply
  • Luciane da Rocha
    09/06/2016 at 22:49

    Amei o texto, meu filho fez IC em 04/03/16 tem 2 anos e meio , fiquei apavorada no começo mas agora já consigo falar do assunto sem me emocionar, tudo caiu tão forte, sala de cirurgia é o momento mais dolorido, mas graças a Deus saiu tudo bem. Já fez o primeiro mapeamento e ainda o som tá muito baixo mas se nota que algum som ele está ouvindo. Agradeço a Deus cada dia por tudo e a cada progresso do meu filho . Sinto uma felicidade sem limites, esse texto me deixou com o coração calmo. Parabéns pelas lindas palavras.

    Reply
  • Natália
    08/06/2016 at 18:01

    lindo texto.. chorei aqui. Parabéns a esta mãe incrível! sem palavras. bjs!

    Reply
  • Samira
    08/06/2016 at 17:33

    Paula, uma beijoca estalada na tua bochecha! (Um dos sons que adoro ouvir). 😉 Este texto tem uma profundidade gigante! Terá uma tremenda repercussão. Uhruuuu

    Reply
  • Cristiane
    07/06/2016 at 23:19

    Amei o texto
    Gostaria de ter lido algo assim a 16 anos atrás,foi doido quando soube da surdez de minha filha, na época não sabia que tinha pessoas maravilhosas como vc.

    Reply
  • Jaciana Bezerra
    07/06/2016 at 23:00

    Perfeito e verdadeiro texto! Foi assim mesmo que tentei e tento fazer todos os dias com a minha filha. Não tenho dúvidas que fiz a melhor escolha para vida dela.

    Reply
  • Érica
    07/06/2016 at 22:59

    Meu Deus parece q vc descreveu tudo q eu passei , mas hoje o Maycon e usuário do IC e Aasi e sua língua maternal e Libras para meu filho nao deu certo o Ic mas fico mega feliz de saber q muitas pessoas estao conseguindo ouvir e falar , mas eu nao desisti do meu neguinho nunca aprendo todo santo dia algo novo me sinto mega especial por Deus ter me concedido esse meu anjo negro lindo anjo Parabens Deus abençoe ricamente e infinito

    Reply
  • Dirce
    07/06/2016 at 17:17

    Querida Paula,você mais uma vez descreveu toda caminhada da Carla,hoje está com 33 anos e a espera do implante, se contar toda a trajetória da Carla daria uma mini serie.mais uma das coisas mais emocionantes foi quando ela cantava num coral, e o dia da colação de grau quase me acabei. mais nunca desisti, e não vou desistir,pois ela e meu maior tesouro assim como os outros dois filhos , que ajudaram e ajudam no que eles podem.Eu agradeço a Deus por ela estar ao meu lado,Prendi e aprenderei muito ainda.

    Reply
  • FLAVIO REIS
    07/06/2016 at 17:02

    AMOR E CARINHO É VIDA,RESTO VEM COM O TEMPO.(VIDAAAAAAAAAAAAAAA)

    Reply
  • Cristiane Malheiros
    07/06/2016 at 16:51

    Paula querida como são lindas e verdadeiras suas palavras. Minha filha é implantada há doze anos desde que tinha um ano de idade o diagnóstico precoce foi fundamental…. hoje tenho certeza absoluta que fiz a coisa certa…. mês passado ela veio me deu um abraço forte e com os olhos brilhantes disse “mãe obrigada por ter tido coragem e hoje eu poder ouvir a voz da Taylor Swift ” quase infartei pensei que era da minha voz que ela ia falar kkkkkk. E viva o IC

    Reply
  • Denise Reis
    07/06/2016 at 15:48

    Sou mae de uma menina surda e sempre encarei isso como um presente. Qdo falam que sou mãe de uma menina especial sempre digo que eu é quem sou ESPECIAL, fui escolhida a dedo e tinha que ser eu. Não sei porque, mas comigo foi diferente. Sem sofrimentos, fui aprender a lingua de sinais. O que me possibilitou a perfeita comunicação com ela. Não vi sofrimento. Vi uma porta aberta pra que eu enxergasse a vida de uma outra forma. Pra que eu olhasse para os surdos com outros olhos. Não como coitadinhos, mas como cidadãos normais e capazes. Aprendi e aprendo muito com a minha filha. Ela é perfeita. Não lhe falta nada. Deficientes são as pessoas que não querem aprender a lingua de sinais, ou pelo menos procurarem saber um pouco sobre OS OUTROS. Todas as pessoas apresentam deficiências, todos somos diferentes uns dos outros. Minha filha fez o implante coclear, mas nao quer usar o aparelho. Respeito a decisão dela. Hoje com dezesseis anos, faz o segundo ano de técnico em Meio Ambiente, tem amigos surdos e ouvintes, leva uma vida normal e feliz como qualquer garota da sua idade. Somos muito amigas, parceiras de verdade. Estamos sempre lutando por um direito ou outro, mas estamos juntas, lado a lado, como ela diz. Crescemos juntas, dia após dia, mas isso nos enche de alegria e nos une cada dia mais. Tenho muita historia pra contar, historias lindas . Essa filha tinha que ser pra mim.

    Reply
  • Bruno
    07/06/2016 at 15:41

    Obrigado Paula pela seu texto! Hoje vejo minha pequena Alice superar cada obstáculo com seus 2 implantes cocleares e vejo como isso me ajudou a superar toda essa dor. Sei que ainda temos muitos caminhos para percorrer neste processo, já que ela só tem 2 anos mas lendo este texto tenho certeza que estamos no rumo certo. Saiba que seu blog é muito importante para muitos pais que estão passando por esta transformação, obrigado por toda a sua dedicação!

    Reply
  • ANI
    07/06/2016 at 15:04

    PAULA, VC ME FEZ CHORAR AINDA MAIS. HJ FAZ EXATO 1 ANO DO DIAGNOSTICO DA MINHA FILHA E POSSO DIZER QUE A DOR É A MESMA DAQUELE DIA, DO RESULTADO DO BERA, MAS A FORÇA QUE SURGE DENTRO DE NÓS FAZ COM QUE JUNTAS SUPEREMOS QQ OBSTÁCULO. E MUITO OBRIGADA PELO QUE FAZ POR NÓS, POIS ATRAVÉS DE VOCÊ DUVIDAS E MEDOS SÃO SANADOS.

    Reply
  • Rodrigues Jú
    07/06/2016 at 13:33

    Paula,
    Muito obrigada !
    Vencer este desafio me dá muitas inseguranças, mas também me dá certeza de muitas coisas…e uma delas é que através dele, o universo anda me apresentando pessoas maravilhosas…que sem a surdez do meu menino, eu não me abriria para conhecer!
    OBRIGADA POR VOCÊ SER VOCÊ!
    Se você queria tocar o coração de uma mãe de filho surdo a ponto de fazê-la acreditar nela e no impossível…VOCÊ CONSEGUIU!

    Reply
  • Fernanda
    07/06/2016 at 13:26

    Paula, vc descreveu muito bem este processo. É assustador no começo, mas depois de nos tornarmos especialista no assunto, passa a ser delicioso. Sucesso no seu 2°ic.

    Reply
    • Eliana Canelada
      08/06/2016 at 00:11

      Que texto!!! Demais. Vc me fez chorar e me fez sentir tanto orgulho pela minha irmã que é mãe de um garotinho apaixonante, que nos surpreende a cada instante. Parabéns por sua iniciativa. Parabéns !!! Essa carta com certeza fala diretamente ao coração. Certamente vc a escreveu inspirada por Deus.

      Reply

Leave a Reply