Menu
Crônicas da Surdez / Aparelhos Auditivos / Não categorizado

O REVIEW do “melhor” APARELHO AUDITIVO

Review de aparelho auditivo é algo super comum nos Estados Unidos e outros países, mas algo ainda pouco conhecido no Brasil. Porém, prepare-se: em breve isso será uma realidade aqui. Não há nada mais poderoso e necessário do que consumidores da indústria da audição trocando informações entre si. A transparência e o fácil acesso a informações como preços e prós e contras dos produtos é um ponto fraco das marcas e fabricantes de aparelhos auditivos.

É por isso que você deveria se tornar membro do Clube dos SURDOS QUE OUVEM hoje mesmo.

 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM

 

Torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, a maior comunidade digital de pessoas com perda auditiva do Brasil. São 21 mil usuários de próteses auditivas com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar sobre as suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva.

Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando faz toda a diferença! Vem com a gente aprender a retomar a sua qualidade de vida e a economizar milhares de reais na hora de comprar um par de aparelho auditivo – ou até mesmo a como conseguir aparelhos auditivos grátis quando você não tem grana para comprar do próprio bolso! Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, temos um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

Como MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem, você tem acesso às nossas comunidades digitais, conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos. E o mais importante: a sua jornada da surdez deixa de ser solitária e desinformada e passa a ser muito mais leve, simples e cheia de amigos.

Em qual review de aparelho auditivo confiar?

Os sites gringos que se dedicam a isso ainda precisam melhorar. Como assim? Simples: reviews anônimos dão margem a muitas interpretações equivocadas.

Imagine o dono de uma loja de aparelhos ou o funcionário de uma marca fazendo reviews maravilhosos sobre o seu produto sem sequer serem usuários do mesmo. Do mesmo modo, imagine o concorrente fazendo reviews horrorosos. Aliás, fica a dica: os golpistas que vendem falsos aparelhos auditivos na internet brasileira passam o dia inteiro fazendo reviews de falsos usuários dos seus produtos…

O mínimo de credibilidade que se espera é que a pessoa que fez o review esteja identificada.

Confie nos reviews gringos que têm nome e sobrenome e passe batido pelos Member e Anonymous, por segurança. Nesse ponto, não há muito mistério.

Aqui no Brasil, muitas pessoas se tornam “parceiras” de lojas-marcas de aparelhos auditivos e não deixam isso claro ao fazer os seus reviews. Se você ganhou um aparelho auditivo para falar bem dele nas redes sociais, precisa deixar isso CLARO para as pessoas que estão lendo. Infelizmente, não é o que vemos acontecer. Portanto: cuidado.

Review deaparelho auditivo feito por fonoaudiólogos

Este é um ponto relativamente sensível. Isso ainda não é prática no Brasil mas, lá fora, muitos audiologistas famosos ou que são fortes nas redes sociais fazem publieditoriais sobre novos lançamentos.

Como saber se pode confiar? Se houver um DISCLAIMER de que a matéria foi paga – aqui no Crônicas da Surdez, por exemplo, posts que foram pagos são identificados como “Publicidade” – pode ficar tranquilo. O profissional foi honesto e você pode dar um bom desconto aos superlativos usados por ele e a todas as maravilhas que foram ditas sobre o produto.

Credibilidade é algo que não tem preço!  Se não houver disclaimer, fuja. É o mesmo que blogueiras dando “dicas de amiga” sem informar ao público que elas foram pagas pelas marcas envolvidas.

Embora lá fora essa questão seja levada muito a sério – qualquer profissional de medicina ou fono que vai falar num congresso e de alguma forma recebe $ de uma marca ou instituição deve deixar isso bem claro já no seu primeiro slide – o mundo digital ainda não é regulamentado de forma a nos proteger desse tipo de propaganda disfarçada.

Por isso, fique esperto!

Nada mais natural que um fonoaudiólogo que vende a marca X ou Y puxe a sardinha para elas. Cabe a você ter olhos e ouvidos atentos ao que ouve e lê por aí.

Qual a melhor marca de aparelho auditivo?

Não existe melhor marca de aparelho auditivo. Também não existe “o melhor” aparelho auditivo.

A surdez é como uma impressão digital. Sendo assim, o que é melhor na opinião do Fulano pode ser o pior na sua experiência de uso. Cada um, cada qual. Cada surdez é única, tal qual cada aparelho auditivo no ouvido (e no cérebro) de cada pessoa…

Minha opinião?

Reviews de aparelho auditivo são necessários e bacanas.

Quando feitos por USUÁRIOS, você vai ter uma boa noção dos prós e contras pra valer do produto, através da realidade de alguém que o usa no dia-a-dia, que também tem deficiência auditiva e que percebe falhas (e qualidades) que passam despercebidas por quem não usa uma tecnologia dessas.

Quando feitos por fonoaudiólogos/audiologistas, você vai ter uma boa noção da tecnologia envolvida traduzida num linguajar mais acessível. Se o profissional em questão for um usuário de aparelho (muitos tem deficiência auditiva também!), melhor ainda.

As comparações entre tecnologias também são interessantes e agregam um valor legal na hora de sentar e tomar uma decisão.

Vale a pergunta…

Se você está em dúvida entre três carros, vai se sentir mais seguro ao pedir opinião sobre eles a quem? Ao vendedor da concessionária? Ou a outras pessoas que já compraram e usam os carros que lhe interessam?

Você pode – e  deve – pedir a opinião das duas partes.

Mas a decisão final é sua, e não há como fugir disso – e nem das consequências da sua escolha.

Além disso…

Busque informação. Converse com outros usuários. Entre nos sites das marcas de aparelhos auditivos que lhe interessam, leia muito, assista aos vídeos.

Não adianta se isentar da pesquisa, que é demorada e, muitas vezes, chata e cansativa.

Mas o mais importante é entender racional e emocionalmente que um aparelho auditivo não é um ouvido novo e que não vai trazer a perfeição da audição natural de volta.

Ele vai ajudar MUITO, vai lhe dar uma gigantesca qualidade de vida. Entretanto, é preciso ser responsável nas expectativas – quando exageradas e não correspondidas, atrasam demais o seu engajamento com a sua reabilitação auditiva.

Leia tudo o que puder, faça uma lista de prós e contras que lhe chamaram a atenção e, o mais importante: teste pelo menos três aparelhos auditivos diferentes antes de fechar a compra. Dá trabalho, sim, mas é o jeito. E seja cuidadoso com quais opiniões, reviews e conselhos você acata. São os seus ouvidos (e o seu bolso) que estão em jogo.

 

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

grupo de surdos que ouvem deficiência auditiva surdez

CLUBE DOS SURDOS QUE OUVEM: junte-se a nós!

A sua jornada da surdez não precisa ser solitária e desinformada! Para que ela seja mais leve, simples e cheia de amigos, torne-se MEMBRO do Clube dos Surdos Que Ouvem. No Clube, você terá acesso às nossas comunidades digitais (grupos no Facebook e no Telegram), conteúdos exclusivos, descontos em produtos e acesso aos nossos cursos*.

São 21 mil usuários de aparelhos auditivos e implante coclear com os mais diferentes tipos e graus de surdez para você conversar e tirar suas dúvidas a respeito do universo da deficiência auditiva (direitos, aparelhos, médicos, fonos, implante, concursos, etc).

MOTIVOS para entrar para o Clube dos Surdos Que Ouvem:

      1. Estar em contato direto com quem já passou pelo que você está passando (isso faz toda a diferença!)
      2. Economizar milhares de reais na compra dos seus aparelhos auditivos
      3. Aprender a conseguir aparelho de audição gratuito pelo SUS
      4. Não cair em golpes (a internet está abarrotada de golpistas do zumbido, de aparelhos de surdez falsos e profissionais de saúde que não são especializados em perda auditiva!)
      5. Conversar com milhares de pessoas que têm surdez, otosclerose, síndromes e usam aparelhos para ouvir melhor
      6. Conhecer centenas de famílias de crianças com perda auditiva
      7. Fazer amigos, sair do isolamento e retomar sua qualidade de vida
      8. Pegar indicações dos melhores médicos otorrinos e fonoaudiólogos do Brasi com pessoas de confiança

Se você for mãe ou pai de uma criança com perda auditiva, uma das comunidades digitais do Clube é um Grupo de Telegram com centenas de famílias se ajudando mutuamente todos os dias.

o melhor aparelho auditivo

Os erros que você NÃO PODE cometer ao comprar APARELHO AUDITIVO

Eu já passei pela saga da compra de aparelhos auditivos várias vezes. Já fui convencida a me endividar para comprar um aparelho auditivo “discreto e invisível” que sequer atendia a minha surdez. Já fui enganada ao levar um aparelho auditivo para o conserto na loja onde o comprei: a fonoaudióloga disse que ele não servia mais para mim sem sequer verificá-lo ou fazer uma nova audiometria. Já quase caí no conto do vigário de gastar uma fortuna num aparelho auditivo para surdez profunda “top de linha”, cujos recursos eu jamais poderia aproveitar devido à gravidade da minha surdez. Já fui pressionada a comprar um aparelho auditivo porque supostamente a “promoção imperdível” duraria apenas até o dia seguinte. E também quase cometi a burrada de comprar um aparelho de surdez que já estava quase saindo de linha por causa de um desconto estratosférico que ‘acabava amanhã’.

Mas VOCÊ não precisa passar por isso.

Criei um curso online rápido de 1h e 30min de duração que reúne tudo o que aprendi em 41 anos convivendo com a surdez 24hs por dia e que vai te fazer economizar muito dinheiro, tempo e energia para voltar a ouvir. Nele, você vai conhecer as PIORES PRÁTICAS da indústria da audição e tudo o que você precisa saber e perguntar ao profissional de saúde que estiver testando AASI com você.  Torne-se aluno AQUI.

O que você tem que saber ANTES de comprar um APARELHO AUDITIVO para não cometer ERROS:

Aqui estão as aulas que você vai assistir para comprar o seu aparelho de audição com segurança:

CURSOS SURDOS QUE OUVEM

 

 



About Author

Paula Pfeifer é uma surda que ouve com dois implantes cocleares. Ela é autora dos livros Crônicas da Surdez, Novas Crônicas da Surdez e Saia do Armário da Surdez e lidera a maior comunidade digital do Brasil de pessoas com perda auditiva que são usuárias de próteses auditivas.

3 Comments

Leave a Reply